Executivos querem investir inicialmente R$ 200 mi em AL

AssessoriaSecretário se reúne com empresários

Secretário se reúne com empresários

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira (30) com executivos da cerâmica catarinense Portobello, líder do setor na América do Sul. A reunião contou com a presença de técnicos da Seplande e da Algás – Gás de Alagoas S.A, que discutiram assuntos técnicos e operacionais sobre a implantação de uma indústria da Portobello no estado.

A empresa pretende abrir um novo parque industrial na região Nordeste para atender à demanda interna. O projeto prevê investimento inicial de R$ 200 milhões e geração de 250 empregos diretos. Após o início de todas as operações e a ampliação do projeto, o número de empregos gerados, de acordo com os executivos, poderá chegar a 750.

“Até a tomada final da decisão, o Governo concentrará todos os esforços necessários para viabilizar a implantação da Portobello em Alagoas”, disse o secretário Luiz Otavio Gomes. “O setor de cerâmica em Alagoas está mais concentrado nos médios e pequenos negócios. Dessa forma, a maior empresa desse segmento elevaria o patamar de toda a cadeia produtiva e ofereceria a oportunidade da chegada de outros empreendimentos”, acrescentou.

A reunião foi fruto de uma visita feita pelo governador Teotonio Viela Filho e do secretário Luiz Otavio Gomes à unidade fabril da Portobello no município de Tijucas (SC), em 16 de julho passado. Na oportunidade, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, apresentou as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), que trata dos incentivos fiscais, creditícios e locacionais oferecidos pelo Governo de Alagoas, e traçou um panorama geral da infraestrutura e logística para a implantação desse tipo de empreendimento no Estado.

De acordo com o vice-presidente da Portobello, Claudio Ávila, esse encontro é visto de maneira muito positiva pelo Conselho Administrativo da empresa. Ele afirmou que a empresa atualmente discute e analisa as questões de infraestrutura e financiamento para implantação de sua unidade industrial na região Nordeste.

“A presença do governador Teotonio Vilela Filho mostrou para nós que o trabalho em Alagoas está em sintonia com a política de excelência implantada pela empresa. Além disso, ficamos muito satisfeitos com o que foi apresentado quanto aos benefícios oferecidos pelo Estado, fator que terá grande peso para a definição do local de implantação da fábrica da Portobello no Nordeste”, destacou.

Com os técnicos de planejamento e da área comercial de Algás, os executivos trataram de detalhes sobre o fornecimento, aquisição e distribuição de gás. A nova unidade industrial da Portobello deve utilizar em suas operações um total aproximado de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por mês.

Ainda na reunião, o diretor financeiro e de Relações com o Mercado da Portobello, Rildo Pinheiro, entregou ao secretário Luiz Otavio Gomes o planejamento feito pela empresa, onde estão detalhados todos os aspectos de estrutura, área para a implantação do empreendimento, linhas de produção e distribuição, entre outros.

“Acreditamos que até o dia 9 de dezembro, data que marca a última reunião do ano do Conselho de Administração da Portobello, sairá a decisão do local onde a unidade do Nordeste será instalada. Os trabalhos ainda estão em fase de planejamento mas, hoje, podemos afirmar que Alagoas é o Estado onde há a maior probabilidade para abrigar Portobello Nordeste”, afirmou o vice-presidente Claudio Avila.

Ainda nesta quinta-feira os executivos serão recebidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra. Amanhã (31), o grupo visita áreas do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, onde há possibilidade de instalação da indústria.

Fonte: Ascom Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário