Alunos da rede estadual integram curso preparatório para o ENEM

SEESEE

O ingresso numa universidade federal é o foco de qualquer estudante que esteja concluindo o Ensino Médio. Por isso, um grupo de alunos do 3º ano da Escola Estadual Moreira e Silva intensifica os estudos ao participar das aulas num curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa foi da direção da escola que implantou o projeto partindo da necessidade dos estudantes de revisões constantes em várias disciplinas.
As aulas são ministradas das 18h às 20h de segunda a quinta, nas dependências da escola, para os estudantes dos turnos matutino e vespertino, com a explanação de conteúdos de dez disciplinas de vestibulares. Durante o curso, eles são orientados pelos monitores que trabalham questões do Enem, direcionando o estudo para os assuntos que normalmente são cobrados em provas.
O corpo docente é formado pelos monitores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Luis Felipe Pimentel Sampaio, Kathelly Menezes, Mariana Aires, César Cícero e Gleidson Pereira. A primeira turma do curso atraiu 45 estudantes que enxergam na iniciativa a oportunidade de construir um novo caminho no ensino superior.
É o caso do José Jeferson Bezerra da Silva, 20 anos, aluno do turno matutino da Moreira e Silva, que segue focado nos estudos para tentar ingressar no curso de Odontologia ou Biologia da Ufal. Com a proximidade do vestibular, Jeferson acredita que a participação no preparatório fará a diferença nesta caminhada.
“Acho que com o intensivo temos uma nova chance de aprendizado, pois revisamos os assuntos ministrados em sala de aula e aqueles vistos em anos anteriores, nos 1º e 2º anos, que não estão frescos em nossa mente. Isso faz com que haja uma dedicação maior do aluno, pois muitas vezes achamos conhecer determinadas questões e no entanto, ainda há muito o que aprender”, afirma o jovem, que tentará uma vaga na Ufal ou Uncisal (Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas).
Plano de aula – O monitor Luis Felipe Pimentel explica que o plano de aula é organizado de acordo com os assuntos constantemente cobrados no Enem, além da resolução de questões das provas mais recentes, o que contribui para o aluno entender melhor a forma de elaboração do exame.
“O Enem tem uma forma diferente de lidar com os assuntos. A prova vai além do simples decorar, pois há uma contextualização do tema, relacionando teoria com o cotidiano. É preciso entender como funciona a prova e a maioria dos estudantes não conhece esse formato. Por isso trabalhamos para direcioná-los nos estudos, com o objetivo de que tenham êxito no exame”, explica.
O ‘calcanhar de Aquiles’ para os estudantes é a prova de Redação, já que é preciso organizar ideias e saber colocá-las no papel de maneira coerente para o bom entendimento da bancada. Para isso, os monitores apostam na prática em sala de aula, com temas relevantes do cotidiano, além da interação nas redes sociais para atrair a atenção dos estudantes, segundo Kathelly Menezes.
Apoio da direção – Para auxiliar o trabalho dos monitores, a direção da escola oferece toda a logística para a continuidade do curso. De acordo com o diretor Roohelmann Pontes Silva, a sala de aula e todo o material necessário para o andamento do curso são de responsabilidade da escola. “Materiais didáticos, xerox, provas, equipamentos multimídia são disponibilizados para facilitar o aprendizado do aluno”.
O diretor acrescenta também que são ações como esta fazem do Moreira e Silva uma das escolas públicas com maior número de aprovações em vestibulares. Somente em 2011, 75 estudantes conseguiram uma vaga na universidade federal.
“Nossos projetos têm o objetivo de melhorar a qualificação do aluno e nosso olhar é para o Enem. Promovemos os famosos aulões, simulados, com todas as novidades que o exame traz todos os anos. Há um grande interesse do alunado que frequenta as aulas e se mostra cada vez mais com o pensamento no seu futuro profissional”, finalizou Pontes, que já organiza novas turmas para o próximo ano letivo, atendendo também aos estudantes que cursam o 3º ano noturno.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário