Button vence na Bélgica em prova marcada por forte acidente

IGButton vence na Bélgica em prova marcada por forte acidente

Button vence na Bélgica em prova marcada por forte acidente

Jenson Button venceu o movimentado Grande Prêmio da Bélgica neste domingo (2). O britânico havia largado na pole e escapou do incrível acidente causado por Romain Grosjean, que envolveu também Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sergio Pérez, que tiveram de abandonar a prova.

O segundo colocado foi Sebastian Vettel, que assumiu a vice-liderança do campeonato. Kimi Raikkonen completou o pódio com a Lotus. Após largar em 14º, Felipe Massa terminou na quinta posição, atrás de Nico Hulkenberg, da Force India.

Mark Webber terminou em sexto após ser ultrapassado por Massa no fim. Michael Schumacher foi o sétimo, à frente de Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo, pilotos que levaram a Toro Rosso à zona de pontuação. Paul di Resta completou a lista dos dez primeiros em Spa-Francorchamps. Bruno Senna terminou na 12ª posição e não pontuou.

A largada do GP da Bélgica foi uma das mais confusas dos últimos tempos na F1. Tudo começou com Grosjean, que espremeu Hamilton contra o muro e enroscou os pneus de seu carro com a McLaren do britânico. Depois do choque, a Lotus do francês voou, atingiu os carros de Alonso e Pérez e deixou todos os quatro pilotos envolvidos fora da corrida logo na primeira curva.

O mais impressionante foi a pequena e perigosa distância que a Lotus passou de Alonso depois de voar. O espanhol ainda conversou com os médicos dentro do carro depois do susto, mas saiu sem maiores problemas do incidente. Quando voltava a pé para os boxes, Hamilton tirou satisfação com Grosjean pela manobra do francês.

O início de prova também foi marcado pela queimada de largada de Maldonado, que abandonou a prova poucas voltas depois. Depois de toda a confusão, Button se manteve no topo, à frente de Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, e Schumacher. Senna pulou de 17º para oitavo, enquanto Massa foi de 14º para a décima posição. A surpresa foi a Toro Rosso, que ficou com Ricciardo e Vergne em 6º e 7º, respectivamente.

Depois de os fiscais de prova limparem a pista dos detritos do acidente, a prova teve sua relargada, com Button ainda no comando. Hulkenberg deixou Raikkonen para trás e assumiu a segunda posição. Outro piloto que se deu bem foi Schumacher, que passou Di Resta e Raikkonen e assumiu a vice-liderança da prova.

Vettel também começou a mostrar que poderia terminar a corrida entre os primeiros quando relargou. O alemão estava em 11º, deixou rapidamente Massa para trás, passou também Webber, e foi ao ataque para cima de Senna, que resistiu algumas voltas, mas também foi batido.

Button volta na frente e Raikkonen recupera 2ª posição após parada nos boxes

A partir da volta 11, os pilotos começaram a fazer suas paradas nos boxes. Raikkonen foi um dos primeiros, mostrando que apostaria em uma estratégia com duas paradas. Depois da primeira leva de paradas, o finlandês voltou em segundo, atrás de Button, que parou apenas na volta 21, mostrando que poderia apostar em apenas uma parada. Hulkenberg voltou em terceiro, à frente de Webber.

Assim como Raikkonen, Massa também parou cedo e assumiu a quinta posição depois das paradas, mas foi logo ultrapassado por Vettel, que usou a estratégia de parar na 22ª das 44 voltas da prova.

Quem também parou tarde foi Schumacher. Antes de entrar no box, o piloto da Mercedes defendeu a posição contra Vettel até o último momento e fez com que seu compatriota da Red Bull desviasse para seguir a prova sem problemas. Depois de parar, Schumacher voltou na sétima posição, à frente de Ricciardo, Vergne e Senna, que completavam os dez primeiros no momento.

Raikkonen para pela segunda vez e briga com Schumacher pela 3ª posição

Raikkonen parou novamente nos boxes e voltou atrás de Schumacher, que ocupava a terceira posição. Os dois começaram então a brigar pela posição a cada curva. Raikkonen chegou a passar na entrada dos boxes, mas perdeu a posição novamente quando o alemão usou a asa traseira móvel.

O finlandês, porém, não desistiu e realizou uma manobra arriscada, na entrada da curva Eau Rouge, deixando o heptacampeão para trás. Com pneus desgastados, Schumacher teve de parar nos boxes novamente, depois de ser ultrapassado por Hulkenberg.

Massa parou pela segunda vez na volta 28 e se aproveitou da briga de Raikkonen com Schumacher para se aproximar deste pelotão. O brasileiro colou em Webber, rival de seu companheiro Alonso pelo título, e passou o australiano da Red Bull para chegar à quinta posição. Senna ocupava a oitava posição, mas, com pneus desgastados, teve de parar a quatro voltas do fim e saiu da zona de pontuação.

Button mantém a ponta sem ser ameaçado e chega à vitória

Depois de apresentar várias ultrapassagens, a corrida foi mais tranquila no final. As posições não se alternaram, e Button manteve a ponta sem ser ameaçado após fazer apenas uma parada nos boxes. Vettel, que também só parou uma vez, chegou em segundo, à frente de Raikkonen que trocou duas vezes de pneus.

Massa manteve-se em quinto atrás de Hulkenberg, mas à frente de Webber e Schumacher. Vergne, Ricciardo e Di Resta completaram os dez primeiros. Depois de voltar dos boxes no fim, Senna terminou em 12º, atrás de Nico Rosberg.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 vai acontecer já no próximo domingo (9), no circuito de Monza, na Itália.

Veja a classificação final do GP da Bélgica:

1 – Jenson Button (GBR) – McLaren – 44 voltas
2 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – a 13s6
3 – Kimi Raikkonen (FIN) – Lotus – a 25s3
4 – Nico Hulkenberg (ALE) – Force India – a 27s8
5 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – a 29s8
6 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – a 31s2
7 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 53s3
8 – Jean-Éric Vergne (FRA) – Toro Rosso – a 58s8
9 – Daniel Ricciardo (AUS) – Toro Rosso – a 1min2s9
10 – Paul di Resta (GBR) – Force India – a 1min3s7
11 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – a 1min5s1
12 – Bruno Senna (BRA) – Williams – a 1min11s5
13 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – a 1 volta
14 – Vitaly Petrov (RUS) – Caterham – a 1 volta
15 – Timo Glock (ALE) – Marussia – a 1 volta
16 – Charles Pic (FRA) – Marussia – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN) – Caterham – a 1 volta
18 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta
19 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – Abandonou
20 – Pastor Maldonado (VEN) – Williams – Abandonou
21 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – Abandonou
22 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – Abandonou
23 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – Abandonou
24 – Romain Grosjean (FRA) – Lotus – Abandonou

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário