Empréstimo consignado está na mira do Procon

Alagoas24horasAtendimento acontece até às 17 horas no Calçadão do Comércio

Atendimento acontece até às 17 horas no Calçadão do Comércio

Os Procons de todo o país comemoram nesta terça, dia 11, os 22 anos do Código de Defesa do Consumidor. Para ‘celebrar’ a data em Alagoas, o Procon realiza uma atividade educativa no Calçadão do Comércio, chamando a atenção do consumidor alagoano para os seus direitos. A atividade deve ocorrer até o final da tarde.

Protagonista da ação que suspendeu a venda de chips da Operadora TIM em Alagoas, devido à ineficiência da operadora, o Procon elegeu como ‘alvo’ desta comemoração a concessão de empréstimos consignados. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Superendividamento e Planos de Saúde do Proncon/AL, Cora Ramos, as reclamações decorrentes de empréstimos consignados têm crescido significativamente em todo país.

A coordenadora destacou que os empréstimos consignados (descontados em folha) têm taxa de juros limitada a 2,34%, com pagamento em 60 meses. Apesar dos prazos e taxas de juros fixos, as principais reclamações dizem respeito à falta de entendimento por parte dos clientes quanto ao seu real endividamento. “O cliente deveria ser informado quanto às vantagens e desvantagens do empréstimo, que compromete parte do salário”, orientou Ramos.

Em apenas um ano, foram 600 ações contra empréstimos consignados, que são concedidos em sua maioria a servidores públicos e aposentados.

A técnica explicou, ainda, que o Procon também trabalha para negociar os débitos e reinserir o consumidor no mercado com mais educação financeira. Cora também apontou uma mudança no perfil das reclamações. Anteriormente, os recordistas em reclamações eram os eletrodomésticos, hoje, no entanto, estas estatísticas estão mais pulverizadas.

O presidente do Procon em Alagoas, Rodrigo Cunha, disse que apesar de estar completando 22 anos, o código é bastante atual e contempla a maioriadas relações de consumo.

Veja Mais

Deixe um comentário