Eleições 2012: Alagoas terá atenção redobrada, diz presidente do TSE

Alagoas24horasPoliciais federais realizaram protesto em frente ao TRE/AL

Policiais federais realizaram protesto em frente ao TRE/AL

Durante reunião ocorrida com juízes eleitorais nesta sexta-feira, 14, em Maceió, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia Dantas, disse que Alagoas está sendo tratado como prioridade durante as eleições deste ano, devido ao clima acirrado da disputa em alguns municípios.

No encontro, que aconteceu nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a ministra também frisou o compromisso de garantir a segurança dos magistrados que estão atuando nos municípios durante o pleito eleitoral e que, para isso, os juízes devem comunicar qualquer incidente ao TSE.

“É papel de o Estado dar mecanismos para que o juiz tenha a segurança necessária para desempenhar seu papel de forma coerente. Trabalhar é um meio de vida e não de morte”, afirmou.

A ministra também falou sobre o recadastramento biométrico, apontando que, juntamente com Sergipe, Alagoas é um dos poucos estados que superou a meta de 80% dos eleitores cadastrados biometricamente, e sobre a Lei da Ficha Limpa que já está em vigor e, segundo ela, sendo aplicada em todo o País.

Em relação a biometria, Cármen Lúcia destacou que Alagoas terá atenção redobrada, uma vez que será um reflexo do novo sistema de votação para o restante do Brasil. A ministra ressaltou o fato de o Estado não ter realizado ainda o simulado para testar o sistema.

O presidente do TRE/AL, Orlando Manso, que participou da reunião, disse que o simulado deve ser realizado na próxima semana.

A comitiva do TSE está composta ainda pela ministra Nancy Andrighi, corregedora geral da Justiça Eleitoral, pelo juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, secretário geral, e pelo juiz Paulo de Tarso Tamburini, auxiliar da presidência do TSE.

A ministra e sua comitiva foi recepcionada na entrada do TRE por policiais federais que protestavam com faixas e cartazes por melhores salários e condições de trabalho.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário