O senador Renan Calheiros enalteceu esta tarde a agilidade que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vem imprimindo no processo de pagamento da subvenção da cana-de-açúcar a 7,4 mil fornecedores alagoanos. Até agora, segundo o senador, foram processadas mais de 5,2 mil liberações, totalizando um desembolso de R$ 18.727.689,14.
“A informações que recebemos do ministro Mendes Ribeiro (Mapa) e do superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo, é de que até o final de novembro a subvenção de todos os fornecedores independentes do Estado, referente à safra 2010/2011, será enviada ao banco pra pagamento, no total de aproximadamente R$ 32 milhões”, comemorou o líder do PMDB.
Renan enalteceu também a participação das entidades de classe, em especial à Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), presidida por Loureço Lopes, para que o processo de pagamento fosse agilizado, a partir do recadastramento feito com todos os fornecedores, que facilitou o trabalho da Conab para esta etapa final da liberação dos recursos.
Milho
O senador foi informado ainda pelo superintendente da Conab que o Mapa liberou mais um lote de 6.870.185 quilos de milho para garantir o estoque do produto vendido a preço subsidiado como complemento alimentar do rebanho animal neste período de seca. O milho está sendo distribuído com as unidades da Conab em Maceió (3.370.186), Palmeira dos Índios (1.750.000) e Santana do Ipanema (1.750.000).
Desde que começou a operação de emergência da seca, a Conab em Alagoas já vendeu 2.817.273 quilos de milho a 1.443 criadores de bovino – principalmente da Bacia Leiteira –, aves, caprinos, ovinos e suínos. Com a liberação desse lote, segundo o superintendente Elizeu Rego, o abastecimento vem se regularizando e está praticamente normalizado em todo o Estado.