Socorristas concluem curso para atuar com Motolância

Agência AlagoasSocorristas concluem curso para atuar com Motolância

Socorristas concluem curso para atuar com Motolância

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, participa amanhã (14), a partir das 17 horas, da cerimônia de diplomação dos motoristas que concluíram o curso para atuarem com motossocorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com isso, eles estarão habilitados para, a partir do próximo mês de dezembro, utilizar as motolâncias para socorrer vítimas de acidentes e da violência, chegando com agilidade aos locais de difícil acesso.

Para serem habilitados como motossocorristas, os motoristas do Samu tiveram que se submeter a um extenso treinamento, que foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), dividido em aulas teóricas e práticas, com um total de 168 horas/aula. De acordo com a gerente geral de Assistência Pré-hospitalar da Sesau, Maria Aparecida Auto, os profissionais serão acionados, prioritariamente, para fazer intervenções, junto com a Unidade de Suporte Avançado (USA).

Isso porque, segundo Aparecida Auto, a motocicleta desenvolve melhor velocidade e conta com a agilidade necessária no trânsito. Desse modo, o socorro chega antes da ambulância convencional ao local onde se encontra o paciente. “Com isso garantimos que o paciente seja salvo, pois é fundamental que o paciente seja atendido o mais breve possível, daí porque a importância dos motossocorristas”, destacou.

A gerente geral do Samu Maceió informou que serão sete socorristas diplomados e que eles são técnicos de enfermagem, têm habilitação no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), além de terem concluído o Curso de Atendimento Pré-hospitalar (APH). Os profissionais irão atuar em locais de difícil acesso a veículos de urgência, em razão de características geográficas, condições da malha viária e por serem regulados por equipes médicas que ficam na Central do Samu Maceió.

Os motossocorristas estão habilitados para atender vítimas de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e traumatismo crânio-encefálico. Eles irão atuar estabilizando o paciente, até que uma equipe chegue ao local com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) ou Unidade de Suporte Básico (USB), a fim de encaminhar o paciente até uma unidade hospitalar.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário