Eleições OAB/AL: Candidatos criticam atraso e apostam em vitória

Pleito valerá para o triênio 2013/2015.

Fotos e montagem Alagoas24horasCinco candidatos concorrem à presidência da OAB/AL

Cinco candidatos concorrem à presidência da OAB/AL

Depois do atraso de mais de uma hora para o início do pleito do triênio 2013/2015 da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), as urnas foram abertas para os mais de cinco mil advogados do estado que iniciaram a votação no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. No interior, a votação acontece nas subseccionais.

Os candidatos das cinco chapas concorrentes mantiveram discursos semelhantes quanto à expectativa para o resultado da eleição que será encerrada às 18h (antes prevista para as 17h) e ainda não conta com o moderno sistema de urnas eletrônicas.

A ausência de fiscais representando as chapas teria sido a razão do atraso. Segundo o presidente da OAB, Omar Coelho, a contagem das cédulas de votação (zerésima) atrasou, gerando, por consequência o atraso do início do pleito. “A oposição tem responsabilidade por este tumulto por não aceitar que as eleições fossem realizadas no Clube da ordem, um espaço ventilado que ofereceria conforto, mas preferiram este local ao atrelar a votação à imagem da construção da nova sede. Quanto ao atraso, a contagem das cédulas atrasou e em decorrência disso atrasou todo o resto” relatou Coelho em referência aos corredores apertados do Centro.

Coelho também comentou sobre a expectativa para o resultado das eleições. “Acredito que os advogados terão consciência, principalmente depois do desrespeito com o nome da instituição,” em referência aos episódios investigado pelo Conselho sobre a divulgação da gravação de um fita que relata suposto pagamento de anuidade em troca de voto.

Candidatos

Claudia Amaral
Confiante, Cláudia acredita na vitória e fez questão de afirmar que sua chapa é a única que não tem envolvimento com nenhum dos escândalos das últimas semanas. Quanto ao atraso, a candidata foi enfática: “Nós já havíamos solicitado junto ao Ministério Público o adiamento das eleições por que esta desorganização era prevista. Essa explicação de que faltam fiscais não se justifica, pois é opção da chapa ter ou não um fiscal. A presença do mesário é suficiente para dar início ao pleito,” declarou Claudia.

Rachel Cabús
Segundo a candidata “as expectativas são as melhores possíveis. Viemos para presenciar uma eleição limpa, pautada na dignidade, na verdade e na ética.” Rachel também apontou a comissão eleitoral – que é independente – como responsável pelo atraso.

Welton Roberto
“Nossa expectativa é de vitória.” Welton disse não acreditar que o atraso interfira na lisura das eleições, mas deixou clara sua irritação. “Estamos aqui desde as 7h, às 8h foram apresentados os fiscais e até o momento não tivemos uma explicação plausível para o atraso.” Sorridente, Welton e seus ‘correligionários’ eram os mais agitados. Um grupo gritava palavras de ordem e faziam referência à vitória do candidato.

Thiago Bomfim
Semelhante aos demais, Bomfim também disse que as expectativas são as melhores possíveis. Lembrou que é a eleição mais disputada dos últimos tempos e chamou de ‘fortes’ as cinco candidaturas. “Temos a consciência de que nossa missão é muito importante, afinal iremos representar a advocacia alagoana. O atraso é um fato isolado, mas não impedirá que a eleição transcorra dentro de sua normalidade.

Marcelo Brabo
Para Brabo a campanha de sua chapa foi pautada na ética, as expectativas são positivas e na opinião do condidato, seu grupo é “o único que tem conhecimento e moral para resgatar o passado de glória da Ordem”. Considerou lamentável o episódio do atraso, mas disse considerar que o processo será e a comissão fará cumprir à legislação.

Veja Mais

Deixe um comentário