EMATER vence primeira Chamada Pública do MDA

Ascom/EmaterAscom/Emater

Foi publicado nesta quinta-feira, 22, no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o resultado da Chamada Pública Nº10/2012 para seleção de entidades executoras de Assistência Técnica e Extensão Rural para Promoção da Agricultura Familiar Sustentável. O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) foi o primeiro colocado na concorrência do lote 4 da chamada. Essa foi à primeira Chamada Pública com foco no desenvolvimento de sistemas sustentáveis do MDA.

A Chamada Pública compreende o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar. Serão beneficiadas quase duas mil famílias dos municípios de Igreja Nova, Major Isidoro, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Igaci, Coruripe, Coité do Noia, Campo Grande, São Sebastião, Anadia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Taquarana, Jaramataia, Teotônio Vilela, Feira Grande, Cacimbinhas, Penedo e Junqueiro.

No cronograma da chamada durante três anos a EMATER/AL receberá pouco mais de R$ 5 milhões para executar as atividades. Para diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, a classificação do Instituto abre portas para novos projetos de desenvolvimento rural. “Há uma grande expectativa quanto o desenvolvimento da capacidade técnica da Emater/AL e a conquista dessa Chamada Pública é um passo importante na consolidação das atividades do instituto”, afirmou.

Inês Pacheco destacou ainda que a participação da EMATER/AL na concorrência pública só foi possível devido à nova lei de ATER, Lei 12.188/2010, que desburocratiza os repasses para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e prioriza ainda a participação das entidades públicas nas concorrências. “A criação da Emater/AL credenciou o Estado de Alagoas a ter acesso a diversas ações do MDA. Estamos cumprindo nosso papel social”, declarou a presidente da EMATER/AL.

O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/AL, cumprirá cinco etapas que começa pela organização e estruturação socioprodutiva e ambiental das famílias. Conforme edital final, os passos seguintes devem compreender a disponibilização e geração de tecnologias sustentáveis, o acesso a mercados locais e regionais e a articulação e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar.

Em todo Brasil 31 entidades prestadoras de serviços foram selecionadas, beneficiando cerca de 60 mil agricultores familiares das 27 unidades da federação. O referencial dos serviços que serão prestados será a promoção de uma rota crescente de sustentabilidade dos agroecossistemas, combinando a otimização no uso dos recursos naturais (solo, água e floresta).

Fonte: Ascom/Emater

Veja Mais

Deixe um comentário