Atendimento no Hemoal é avaliado como excelente

Ascom/SesauAtendimento no Hemoal é avaliado como excelente

Atendimento no Hemoal é avaliado como excelente

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, que vai até sábado (24), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registra mais uma avaliação positiva: o atendimento hemoterápico ofertado foi classificado como excelente ou bom por 96% dos doadores de sangue que comparecem à instituição. Os dados foram computados pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), durante pesquisa realizada no Núcleo de Doadores de Sangue da unidade, que atende voluntários entre 16 e 67 anos.

A pesquisa apontou que 50% dos doadores classificaram o atendimento como “excelente” e 46% apontaram como “bom”. Para 3% dos voluntários o atendimento no Hemoal é regular e 1% afirmou que a instituição necessita realizar ajustes no serviço de hemoterapia, a exemplo da ampliação do estacionamento.

Ainda de acordo com a Ouvidoria SUS, entre os 2% de alagoanos que são doadores fidelizados, 45% praticaram sua primeira doação de forma direcionada. Isso significa dizer que, o voluntário só realizou a doação porque um familiar ou amigo necessitou de uma transfusão. Uma realidade que mostra o porquê das constantes campanhas realizadas pela direção do hemocentro.

Já para os 55% restantes, a doação foi praticada depois de terem sido sensibilizados por um outdoor, folder, cartaz, ou pela imprensa. Trabalho realizado ao percorrer instituições públicas e privadas, seja promovendo palestras de sensibilização, ou disseminando campanhas educativas nos veículos de comunicação.

Para isso, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, o órgão conta com os Setores de Captação de Doadores de Sangue e a Assessoria de Comunicação. “Os dois núcleos distribuem material educativo produzido para conscientizar, informar e sanar as dúvidas dos voluntários, além de disseminar informações nas redes sociais, no site www.saude.al.gov.br/hemoal e nas TVs, rádios, portais e jornais impressos”, informa.

Ainda de acordo com Verônica Guedes, o resultado da pesquisa mostra o alto nível de satisfação da clientela da instituição, ou seja, os doadores de sangue. “Esses dados ressaltam que estamos assegurando um atendimento de qualidade para os nossos voluntários, que praticam um gesto solidário importantíssimo, pois cada doação pode salvar até quatro vidas”, ressalta.

Comprometimento dos servidores – Ela enfatiza que, o reconhecimento dos doadores de sangue ao atendimento prestado pelo hemocentro, é orgulho para os 253 servidores da unidade. Isso porque, de acordo com a diretora, a instituição cumpre as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que se referem à humanização, agilidade e eficiência no atendimento.

“Por isso, temos que agradecer o comprometimento e trabalho dos servidores do Hemoal, que trabalham para que o órgão seja um hemocentro de excelência. Em nossa instituição levamos à risca o pensamento do pesquisador francês Gosset, segundo o qual, quaisquer que sejam as circunstâncias, na paz como na guerra, uma organização de transfusão de sangue, não admite improvisos”, reforça Verônica Guedes.

Dificuldades para doação – A pesquisa também quis saber qual a principal dificuldade encontrada pelos voluntários para se candidatar à doação de sangue. O resultado apontou que, 82% não têm nenhum obstáculo para praticar o gesto solidário, 5% não souberam informar. Já 7% disseram ter medo, apesar de todo o procedimento para doação ser seguro, já que o material utilizado é descartável, como determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para 6% dos voluntários, a localização do Hemoal é apontada como obstáculo para realizar a doação, já que o órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. No entanto, a diretora da unidade informa que o hemocentro possui uma unidade no bairro Farol, localizada no Hospital do Açúcar, e que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O hemocentro também dispõe de uma unidade móvel, que percorre os bairros de Maceió e os municípios do interior, captando doadores voluntários de sangue.

Referência de qualidade – Para 77% dos doadores de sangue alagoanos, o Hemoal é uma referência de excelência para realizar a doação e, por isso, praticam o gesto solidário somente na instituição. Do total de doadores, 23% realizam sua doação no Hemoal, mas, invariavelmente, se dirigem a outros bancos de sangue públicos e privados, a exemplo da unidade Farol e do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Entre esses doadores fidelizados que responderam à pesquisa Ouvidoria SUS, está o operador de máquinas José Batista da Silva, 48 anos, que há 20 é doador de sangue. “Sempre doei sangue no Hemoal, por saber que ele dispõe de um atendimento organizado e eficiente”, salienta, ao destacar que espera a “permanência do padrão de qualidade”, do hemocentro alagoano, que em agosto deste ano conquistou a certificação de Unidade de Elite em Hematologia e Hemoterapia, concedida pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).

O atendimento qualificado também é apontado pelo marceneiro Jasiel de Lima como fator importante para torná-lo doador fidelizado. “Tinha receio de doador, mas depois que compareci ao Hemoal faço minha doação regularmente. Além de ter me tornado um ser humano melhor, por estar salvando vidas, sou muito bem tratado e tenho certeza que não coloco minha saúde em risco, pois todo material utilizado na coleta é descartável”, destaca.

Para a responsável pela pesquisa Ouvidoria SUS, Verônica Santos, os dados são relevantes para mostrar possíveis deficiências no atendimento e medir o grau de satisfação dos doadores voluntários de sangue. “A pesquisa foi muito relevante, pois somente conhecendo o grau de satisfação do público, o hemocentro pode traçar mecanismos de ação para intervir nos pontos falhos e, ao mesmo tempo, aprimorar os pontos positivos da instituição. Destacando que sempre é necessário focar a qualidade do atendimento e dos serviços, afinal, os doadores de sangue se configuram como um público especial”, pontuou.

ISO 9001 – A diretora da unidade evidencia que o órgão está trabalhando para obter a certificação ISO 9001, com foco na padronização organizacional dos procedimentos. “Com esta certificação os procedimentos da instituição serão todos padronizados, conforme normas internacionais, seguindo processo organizacional de monitoramento, que consiste em mais credibilidade frente aos doadores de sangue e pacientes hematológicos”, afirmou.

A certificação designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, que representa uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em 1947, em Genebra, e que hoje está presente em 157 países. Ela tem a função de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada, com resultados ainda mais fidedignos e expressivos.

Fonte: Ascom/Sesau

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