Escritor alagoano recebe Prêmio Funarte de Criação Literária

DivulgaçãoIvan Fernandes, Tiago Novaes, Marco Catalão e Pablo de Carvalho

Ivan Fernandes, Tiago Novaes, Marco Catalão e Pablo de Carvalho

O livro ‘Catracas púrpuras’, do escritor alagoano Pablo de Carvalho, que reside em Recife, onde trabalha como delegado da Polícia Civil de Pernambuco, foi um dos cinco projetos selecionados – entre cerca de 6 mil em todo o País – para ser publicado e ter os direitos autorais adquiridos pela Fundação Nacional de Artes, por meio do Prêmio Funarte de Criação de Literária.

Além de Catracas Púrpuras, de Pablo de Carvalho, foram selecionados: Documentário, de Tiago Novaes Lima; Martins Pena e João Caetano: quando o teatro começou a ser brasileiro, de Ivan Luiz Fernandes; Sob a Face Neutra, de Marco Aurélio Pinotti Catalão; e Antes do Passado, de Liniane Isaag Brum.

Questionado sobre a sensação de receber um dos prêmios literários mais importantes do País, o alagoano brinca: “Fiquei emocionado até os ossos. A gente sempre prepara o espírito pra viver a solidão dos escritores, o abandono dos escritores… Quando o cara é acostumado a levar pancada e ganha um cafuné, o coração vira manteiga”.

Único nordestino entre os cinco premiados, Pablo de Carvalho revela que usou sua experiência como delegado e autor de outros três livros para escrever Catracas Púrpuras, classificado por ele como ‘romance policial/prosa poética’.

Em uma mistura de violência e lirismo que torna a leitura do livro uma experiência única, o romance narra a trajetória de um ex-secretário de segurança aposentado e dois policiais da ativa que voltam a se encontrar por um objetivo em comum: descobrir a identidade de um assassino estuprador.

Ao acompanhar a história, o leitor se torna tão familiarizado com os ‘bastidores’ do lirismo, das ruas e da polícia – numa mistura que, embora inusitada, resulta em uma bela narrativa – quanto o próprio autor.

O livro, lançado oficialmente este mês, no Rio de Janeiro, poderá ser adquirido na página eletrônica da Funarte: www.funarte.gov.br e, após um ano, a Fundação – que detém os direitos autorais pelo período de cinco anos – irá disponibilizar download grátis de todos os livros vencedores. Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail: edicoes@funarte.gov.br.

Sobre o autor

Formado em Direito, Pablo de Carvalho foi agente de Polícia Civil em Alagoas, delegado da Polícia Civil da Paraíba e, há cerca de quatro anos, é delegado da PC em Recife, Pernambuco.

Além de Catracas Púrpuras, é autor dos livros Iulana (romance premiado pelo Festival Alagoas em Cena 2006 e publicado pela Edufal); O Eunuco (Edições Catavento); e O canteiro de quimeras (Writers). Neste ano, o autor estreia como compositor e letrista, assinando as letras de todas as canções do CD Contemporâneos, em parceria com o músico Chico Elpídio.

Veja Mais

Deixe um comentário