Sebastião Costa: ‘Não há espaço para magistrados antiéticos’

Ascom TJ/ALPresidente do TJ abre seminário na Esmal

Presidente do TJ abre seminário na Esmal

"Quisera eu ter o dom da palavra para externar o amor e o respeito que sinto pelo Judiciário. Sou magistrado porque gosto e respeito o que faço”, expressou-se o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, nesta quinta-feira (06), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), ao palestrar sobre Magistratura, Justiça e Ética no Seminário Comemorativo do dia da Justiça.

O desembargador presidente contou aos participantes, entre juízes e estudantes, suas experiências como juiz de Comarcas do interior e destacou que o magistrado deve ser um cidadão de conduta exemplar. Sebastião Costa Filho explicou ainda que juízes devem evitar o envolvimento com políticos para que, no futuro, não sejam obrigados a ter que prestar favores.

“Na Justiça, não há espaço para magistrados antiéticos. Nós cortamos na carne quando um de nós comete algum erro. Ele é retirado do Judiciário pelos próprios magistrados. Estou muito satisfeito com os nossos juízes, desde os mais antigos aos mais novos, porque eles têm demonstrado gosto e respeito pelo Judiciário alagoano”.

Conselheiro defende implantação da concultura da conciliação

Em sua palestra, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Neves Amorim, destacou que, apesar de contar apenas com a Justiça estadual para a realização da 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação, os números foram bastante positivos.

“Somente este ano, foram marcadas 386.000 audiências, realizadas 84% delas e 50% tiveram acordos homologados em todo o país. Nas sete edições da Semana Nacional da Conciliação obtivemos quase 1.000.000 de conciliações. Se quisermos diminuir o número de processos nas prateleiras, devemos implantar a cultura da mediação e conciliação na sociedade”, frisou.

Palestras de Jefferson Kravchychyn e Alberto Jorge Correia

Durante a manhã, palestraram ainda o conselheiro do CNJ, Jefferson Kravchychyn e o juiz auxiliar da presidência do TJ/AL, Alberto Jorge Correia de Barros Lima. À tarde, palestram o corregedor-geral do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19º Região, desembargador João Leite Arruda Alencar, o juiz auxiliar da presidência Diógenes Tenório, o presidente eleito da OAB/AL, Thiago Bonfim e o procurador eleitoral Rodrigo Tenório.

Nesta sexta-feira (07) pela manhã, palestram o procurador de Justiça de Alagoas, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá, o diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Portugal Bacellar e o vice-presidente eleito do TJ/AL, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo.

Mesa

Fizeram parte da mesa, o presidente do TJ/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, o presidente eleito do TJ/AL para o próximo biênio, desembargador José Carlos Malta Marques, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento, o corregedor-geral eleito do TJ/AL, desembargador Alcides Gusmão da Silva, os conselheiros do CNJ, José Roberto Amorim e Jefferson Kravchychyn, o juiz auxiliar da presidência, Alberto Jorge de Barros Lima, e o presidente da Almagis, magistrado Pedro Ivens Simões de França. O desembargador Edivaldo Bandeira Rios também compareceu ao evento.

Fonte: Ascom TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário