AVC: exame tem sido utilizado mais no tratamento do que em prevenção

Ascom Santa CasaCardiologista e ultrassonografista Janiffer Lacet: prevenção contra o AVC

Cardiologista e ultrassonografista Janiffer Lacet: prevenção contra o AVC

De cada 10 pacientes da unidade Diagnósticos Santa Casa que realizaram a ultrassonografia com doppler colorido nas carótidas, sete fizeram o exame somente após o acidente vascular cerebral (AVC), ou seja, a ferramenta tem sido utilizada mais como apoio ao tratamento terapêutico do AVC do que para prevenir a patologia.

A cardiologista e ultrassonografista Janiffer Lacet Machado revela que isso ocorre justamente pela falta de conhecimento entre os colegas sobre o método ultrassom de carótidas. “O paciente com dislipidemia tem direito de saber se tem perfil para o exame junto ao seu médico sempre que os índices de gordura no sangue estiverem altos e sejam frequentes”, alertou.

O exame é coberto pelos planos de saúde, mas ainda é restrito na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira eletiva, sendo realizado apenas em pacientes internos. “De qualquer forma, fica o alerta às equipes de PSF e aos médicos em geral que solicitem a ultrassonografia com doppler colorido em artérias carótidas de forma preventiva”, alerta a especialista.

Janiffer Lacet Machado relata que em Paris (França) o exame integra a lista de exames rotineiros disponíveis na rede pública de saúde para todos os cidadãos que precisam de atendimento hospitalar. “Acredito que se investíssemos mais em prevenção muitas vidas seriam salvas”, finalizou.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário