Vereadores reinauguram sede da Câmara

Alagoas24horas/ArquivoCâmara de Maceió volta às atividades na próxima terça-feira, dia 23

Câmara de Maceió volta às atividades na próxima terça-feira, dia 23

Na segunda-feira, dia 22, os vereadores por Maceió reinauguração o prédio sede da Câmara Municipal, que se encontrava fechado por conta de uma reforma desde o início da atual legislatura. Os edis chegaram a ocupar três sedes provisórias aguardando o término da adaptação do prédio antigo para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, além da implantação de um elevador.

De acordo com o presidente da Casa, Dudu Holanda (PMN), o prédio sede da Casa de Mário Guimarães está longe de ser o ideal para a realização dos trabalhos legislativos, mas – segundo o vereador – “com o duodécimo apertado não dá para adquirir outro prédio”. A recente reforma custou R$ 300 mil.

Porém, Holanda explica que o dinheiro não saiu dos cofres do Poder Legislativo municipal, mas foi doado pelo Banco do Brasil, por meio de uma parceria, já que a instituição financeira é responsável pelas contas dos funcionários da Casa e pelas movimentações financeiras do Legislativo de Maceió. A solenidade de reinauguração está marcada para as 16 horas desta quarta-feira.

Dudu Holanda coloca que o prédio deve abrigar apenas as sessões legislativas, já que não possui espaço físico para a estrutura dos gabinetes. Outro problema enfrentado desde legislaturas passadas é a ausência de estacionamento. O presidente destacou que um novo prédio resolveria tudo e que existe este pleito junto ao prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), já que a própria administração municipal ainda não possui “casa própria”.

O presidente do Legislativo pensa em um complexo administrativo – custeado pelo Executivo – que também abrigaria a Câmara Municipal. Mas, segundo Holanda, a reforma do prédio garante que todos possam assistir às sessões com comodidade.

“Há no prédio acessibilidade e esta reforma veio em boa hora, já que a última feita foi em 1999”, destacou. Antes da reforma, os portadores de necessidades especiais não tinham acesso ao plenário e as galerias. Na Câmara Municipal, há duas vereadoras portadoras de necessidades especiais: Rosinha da Adefal (PTdoB) e Thayse Guedes (PSC).

Apesar de a reinauguração acontecer na segunda-feira, dia 22, as sessões só retornaram na terça-feira, 23, conforme Dudu Holanda. “Antecipamos a reabertura do prédio para não comprometer a sessão da terça-feira”, colocou.

Veja Mais

Deixe um comentário