Fernando Pilatos/Gazeta PressFernando Pilatos/Gazeta Press

Depois de comandar a Seleção Brasileira na vitória por 2 a 0 sobre a Irlanda em amistoso na terça-feira, Robinho voltou ao Santos em grande estilo: saiu do banco aos 16min do segundo tempo para, com um lindo gol, garantir o triunfo do Santos por 3 a 2 sobre o Paulista, na noite desta quinta, no Jaime Cintra.

Foi a décima vitória seguida do Santos (uma na Copa do Brasil e nove no Campeonato Paulista). Após 12 rodadas, o time de Dorival Júnior segue liderando o torneio estadual com folga (31 pontos, quatro de vantagem para o segundo colocado Santo André e 11 a mais que o São Caetano, primeiro time fora do G-4). Já o Paulista, com oito pontos, permanece na zona do rebaixamento.

Apesar da distância da tabela e do ânimo santista, que vinha de boa vitória no clássico contra o Corinthians, a parada foi dura para o time alvinegro. O Paulista não se intimidou diante do líder e partiu para cima, abrindo o placar logo aos 2min de jogo: Baiano avançou pela direita e cruzou rasteiro para Barbosa, livre de marcação, estufar as redes. Irreconhecível, o líder do Paulista ainda viu os donos da casa quase ampliarem em cobrança de falta de Baiano, defendida por Felipe.

O Santos só melhorou a partir dos 15min. Na primeira boa chance, André parou em defesa de Vinicius. Em seguida, porém, Wesley acertou belo chute cruzado de direita e empatou aos 26min. O Paulista reequilibrou as ações, mas em uma bobeada da defesa permitiu a virada: Marquinhos cobrou escanteio e Paulo Henrique Ganso, livre, cabeceou para o gol aos 7min do segundo tempo.

O time da casa não sentiu o gol e seguiu se arriscando. Foi premiado aos 11min. Julinho recebeu na área e acertou o canto direito. Cinco minutos depois, Dorival Júnior fez sua primeira alteração: apagado e sentindo a coxa, Neymar deu lugar para Robinho. Contudo, quem chegou primeiro com perigo foi o Paulista: Felipe Azevedo fez boa jogada individual e Felipe salvou o Santos defendendo com o pé.

Mas os visitantes tinham Robinho, que, em um lance individual aos 23min, decidiu a partida. O atacante recebeu na área, tirou do zagueiro com dois belos dribles e soltou uma bomba. A bola ainda explodiu no travessão antes de entrar. A partir daí, o Santos dominou o jogo. Robinho quase marcou novamente aos 32min, após desvio de Ganso, mas acertou o travessão. Durval também teve a chance de ampliar – Lucas tirou em cima da linha. No próximo domingo, o Santos encara a Portuguesa no Canindé, enquanto o Paulista visita o Ituano.

FICHA TÉCNICA

Paulista 2 x 3 Santos

Gols
Paulista: Barbosa, aos 2min do 1º tempo, e Julinho, aos 11min do 2º tempo
Santos: Wesley, aos 26min do 1º tempo. Paulo Henrique Ganso, aos 7min, e Robinho, aos 23min do 2º tempo

Ponto Forte do Paulista
Não se intimidou diante de um adversário em grande fase e foi para o ataque, principalmente no primeiro tempo

Ponto Forte do Santos
Mais uma vez mostrou velocidade. Chegou com ainda mais força após entrada de Robinho

Ponto Fraco do Paulista
Defesa deu espaços e falhou na marcação, erros que acabaram custando a derrota

Ponto Fraco do Santos
Falta de apoio dos laterais (Roberto Brum e Léo). A maior parte das jogadas surgia pelo meio

Personagem do jogo
Robinho, que mostrou estar em boa fase ao sair do banco de garantir a vitória com um belo gol

Lance polêmico
Aos 38min do segundo tempo, Marquinhos foi lançado na frente de Felipe, mas o auxiliar deu impedimento do jogador do Paulista

Esquema Tático do Paulista
4-4-2
Vinicius; Lucas, Eli Sabiá, William Rocha e Julinho (Raphael); Bruno Formigoni, Rai, Baiano (Carlão) e Emerson (Marquinhos); Felipe Azevedo e Barbosa; técnico: Wagner Lopes

Esquema Tático do Santos
4-4-2
Felipe; Roberto Brum (Rodrigo Mancha), Edu Dracena, Durval e Léo (Madson); Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar (Robinho) e André; técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Paulista: William Rocha e Bruno Formigoni
Santos: Wesley

Árbitro
Wilson Luiz Seneme (SP)

Local
Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí (SP)

Veja Mais

Deixe um comentário