Representantes de 17 instituições estaduais de pesquisa agropecuária se reuniram na sexta-feira (5) em Londrina, no Paraná, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para discutir a aplicação dos recursos do PAC Embrapa em 2010 e analisar as contas do que já foi aplicado.
Entre esses representantes, estava o engenheiro agrônomo Josival Almeida, diretor de Pesquisa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Segundo ele, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa) para Alagoas em 2010 estão garantidos.
“Este ano, o Estado deverá receber mais de R$ 2,35 milhões para investimento em pesquisas que beneficiem os agricultores familiares e reestruturação das Estações de Pesquisa em Igací, Arapiraca e Santana do Ipanema”, segundo Josival Almeida.
Contas aprovadas
Durante o encontro em Londrina (PR), foi realizada a assembleia geral do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). “As contas de 2009 foram aprovadas, o plano de trabalho do conselho para este ano foi analisado, que vai incluir a articulação de recursos para pesquisa nos Estados, e houve um debate sobre a situação do PAC”, destacou Josival Almeida.
Participaram da assembleia geral o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e a presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura, engenheira agrônoma Maria Tereza Jorge Pádua. Na ocasião, o ministro Reinhold Stephanes recebeu a comenda do Mérito da Pesquisa Agropecuária pelos serviços prestados à pesquisa nos Estados, principalmente por meio do PAC/Embrapa.