Nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em Rio Largo, a governadora interina Elisabeth Carvalho foi representada pela secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Katia Born (PSB). No evento, Katia disse que há trinta anos, com a abertura política e com o crescimento da democracia no país, as mulheres passaram a ter mais direitos. Em Alagoas, a secretária lembrou que as políticas públicas começaram a atender aos anseios e reivindicações das mulheres, como a criação da Secretaria da Mulher e a Delegacia da Mulher.
A secretária também citou a Lei Maria da Penha como um grande avanço e conquista das mulheres. “Mas enquanto houver uma negra pobre discriminada, a luta tem que continuar. Ainda temos que avançar nas políticas públicas e lutar pela equiparação salarial com os homens”, avaliou.
Já o prefeito Toninho Lins (PSB) esse ano, homenageou com flores e placas representantes da Justiça, Polícia Militar, dirigente da união feminina das Assembléias de Deus, diretora de escola, professora, agente de trânsito, enfermeira e dona de casa.
Recém chegado de Brasília, Toninho disse que conseguiu assegurar convênios para realização de pavimentação das ruas de Rio Largo e lembrou das inaugurações que fará na próxima segunda-feira, dia 15. “Vamos inaugurar a pavimentação das ruas do conjunto Jacarepaguá; a rua do Canal, a nova delegacia do bairro do Brasil Novo e a escola modelo Antonio Lins de Souza, no antigo bairro do Tabuleiro do Pinto. A unidade escolar será a primeira municipal com ar-condicionado em todas as salas de aula. No mesmo dia vamos inaugurar duas ruas nas adjacências da Praça Kleber e Kleiton, em Mata do Rolo e a ligação do bairro Cucau com a Vila São Lourenço”.
Cumprindo promessa de campanha, o prefeito disse que quatro escolas que passam por processo de reforma terão laboratórios de informática como forma de inclusão digital social. “Não dá para mudar se não investirmos na Educação. Rio Largo havia parado no tempo em Educação, Saúde, Assistência e Infra-estrutura. Estamos fazendo o que não se fez em 20 anos”, avisou.