Com o intuito de promover a melhoria na qualidade de ensino e, consequentemente, oportunizar melhores perspectivas com relação à vivência cotidiana e de mercado de trabalho entre toda a comunidade local, a prefeitura de Feliz Deserto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, buscou e conseguiu selar uma importante parceria. O convênio com o Instituto Ayrton Senna vem requerer a excelência na execução dos benefícios oferecidos pela rede pública municipal de educação.
Iniciada em março de 2009 e ampliada este ano, o primeiro passo da parceria entre Feliz Deserto e o Instituto foi a capacitação das administrações das escolas municipais através do programa “Gestão Nota 10”. O programa habilita, de forma especializada, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento das unidades educacionais através de reuniões de foco, com a finalidade de garantir uma gestão democrática entre todos os beneficiados.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Jully Beltrão, o “Gestão Nota 10” realiza acompanhamento da vida escolar de cada aluno da rede municipal de ensino. “O programa faz relatórios que apontam possíveis deficiências por parte de cada membro do corpo discente e, com base nesses relatórios, podemos detectar as dificuldades por eles sentidas para que tais empecilhos sejam sanados. Tal fato já torna visíveis os resultados positivos, pois o acompanhamento individual nos mostra, com maior clareza, o proceder ideal que deve ser expedido a cada estudante”, ressaltou.
Para o prefeito Maykon Beltrão, a parceria firmada é fundamental para que o município possa oportunizar, dignamente, o aprendizado por parte dos alunos. “Caminhar de mãos dadas com uma organização tão séria e competente nos faz plantar sementes de qualidade indiscutível, sementes essas que se transformarão em frutos de sabor inigualáveis a serem colhidas, num futuro bem próximo, pelos próprios estudantes do nosso município, já que é pelo viés da educação que os povos podem trilhar caminhos fartos de desenvolvimento e consciência social”, frisou o prefeito.
Estão inseridos no programa Gestão 10 as gerências das escolas de ensino fundamental João Manoel Muniz Simões e Hévyton Alves Possidônio, ambas no centro da cidade, além da Vereador Antônio Caetano, no povoado Pontes.
Parceria ampliada
Neste ano de 2010, a parceria foi ampliada através da implantação dos programas de correção de fluxo escolar e aceleração da aprendizagem, o Se Liga e o Acelera.
O programa Se Liga empreende suas ações através da alfabetização de crianças por meio da correção da distorção idadesérie, ou seja, promovendo o aprendizado de alunos com idades avançadas em séries relativamente atrasadas, enquanto o Acelera complementa a empreitada, realizando a progressão do aluno à série condizente à sua fase.
De acordo com coordenadora dos programas, Edvânia Maria, além de promover a adequação dos alunos em séries atrasadas para suas idades, os programas ainda elevam a autoestima de cada um dos estudantes atendidos. “Por terem mais idade do que os colegas que estão na mesma série, os alunos atendidos julgavam-se incapazes. O Se Liga e o Acelera engrandecem o ego desses estudantes, devolvendo a confiança, assim a atuação dos alunos beneficiados, tanto na sala de aula como na vida cotidiana, se elevam em termos qualitativos”, disse.