Representantes de 15 grotas e 21 conjuntos do complexo Benedito Bentes participam, nesta quinta-feira (8), de café da manhã com o governador Teotonio Vilela Filho. O encontro faz parte do Projeto Ouvidoria nas Comunidades e está marcado para as 8h, no ginásio anexo ao Colégio Fantástico, em frente ao mercado público do Benedito Bentes I, nas proximidades do terminal de ônibus.
Durante a conversa, as lideranças vão apresentar ao governador as principais demandas do bairro, um dos mais populosos de Maceió, farão sugestões para melhorar os serviços públicos e mostrarão o resultado do que já foi feito pelo Estado em benefício da localidade, a exemplo da reforma do minipronto-socorro, que foi completamente reestruturado e hoje atende satisfatoriamente à população local.
“O governador já esteve outras vezes em nosso bairro. Veio para a reinauguração do minipronto-socorro e para a inauguração do posto do Sine. No entanto, essa é a primeira vez que visitará a comunidade para ouvir os anseios dos moradores”, disse Siderlane Mendonça, líder do Conselho Comunitário de Associações do Complexo Benedito Bentes. “Por isso, a presença do governador em nosso bairro é aguardada com expectativa, além de ser para nós um motivo de alegria e festa”, ressaltou.
Na pauta de reivindicações e sugestões que as lideranças vão apresentar estão: serviço de abastecimento de água; reforma do colégio Francisco Mello, no Conjunto Moacir Andrade; policiamento na porta das escolas e implantação da Polícia Comunitária no Conjunto Carminha, nos mesmos padrões da que funciona no Selma Bandeira. “Os moradores do Carminha vivem ameaçados pelos traficantes, que arrombam as casas e tiram a paz das famílias”, revelou Siderlane Medonça.
Quanto ao abastecimento de água, o líder do Conselho Comunitário de Associações afirma que a situação piorou depois que passou para o Pratagy, administrado pela Casal. “Quando tínhamos poços artesianos, não havia problemas com o abastecimento. Vamos dizer isso ao governador. Também vamos pedir uma solução para a ‘piscina’ de dejetos do Benedito Bentes I, um problema antigo para a comunidade da região e quem mora no entorno, que sofre com a fedentina. A Casal precisa resolver”, ressaltou o líder comunitário, que cobra ainda divulgação para o posto do Sine instalado no complexo. “Deveria ser mais divulgado, com painéis de emprego para que as pessoas possam ter acesso”, disse.
Foram convidados para o café da manhã com o governador, além das lideranças comunitárias, diretores de escolas; o delegado Marcos Lins, do 8º Distrito Policial, localizado no Benedito Bentes; o representante da Polícia Militar do bairro, coronel Dorgival; entidades religiosas, comerciantes, presidentes de clubes de futebol (no bairro existe uma liga de futebol amador), organizações não-governamentais, empresários, entre outros.
O Projeto Ouvidoria nas Comunidades já esteve no Village Campestre, Clima Bom, Chã da Jaqueira, Salvador Lyra e Jacintinho. Em todos os locais por onde passou, o governador não apenas ouviu as sugestões e demandas das comunidades, mas anunciou ações de Estado. Ouviu também elogios e prometeu que nenhuma reivindicação ficará sem resposta. Para isso, vai aos bairros acompanhado de secretários de Estado, encarregados de ouvir uma a uma as solicitações dos moradores e apresentar soluções.