Os moradores de Arapiraca, a 128 km da capital Maceió, terão uma manhã de sexta-feira (09/04) diferente. É que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região – PE (Crefito-1) promoverá na cidade um momento especial de aproximação com a população, com atendimentos gratuitos na Praça Marques da Silva (Centro). Será a primeira vez que o Crefito-1 realiza uma ação desse porte no local. A meta do Conselho é reunir cerca de 200 pessoas, das 8h às 13h. O evento faz parte da programação do I Encontro de Interiorização de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional de Alagoas, que se estenderá até o sábado, dia 10, com apoio da Prefeitura.
Os dez profissionais engajados no movimento estarão à disposição do público na manhã da sexta-feira oferecendo sessões de acupuntura, ginástica laboral e demonstração de uso de aparelhos, a exemplo de colheres, copos e pentes, para portadores de necessidades especiais, como os utilizados pela personagem Luciana, da novela global “Viver a Vida”. A proposta é mostrar aos moradores que o acompanhamento prestado por esses dois tipos de profissionais de saúde é essencial para o bem estar e a recuperação dos pacientes.
Além de ser inteiramente grátis, não há restrições em participar por causa de doenças preexistentes ou idade. “A ação pretende divulgar os benefícios da assistência de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional à população conscientizando os usuários quanto ao direito à saúde de forma integral”, sintetiza a presidente do Crefito-1, Luziana Maranhão. A organização do evento distribuirá fichas para os participantes e, para que nem mesmo enquanto esperam pelo atendimento desejado os pacientes fiquem parados, haverá apresentação do grupo folclórico Mulheres Destaladeiras.
Além da ação na Praça Marques da Silva, a programação do encontro terá uma parte fechada a profissionais e estudantes da área, a ser realizada no auditório do Clube de Diretores Lojistas de Arapiraca. Esse momento, que se estenderá da sexta à tarde ao sábado (10/04), contemplará discussões sobre o “Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na atenção básica da Fisioterapia e Terapia Ocupacional” (09/04, às 19h); “Atuação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional com queimados” e “Saúde do trabalhador” (ambos em 10/04, das 8h às 12h), e “Práticas integrativas e complementares-acupuntura” e “Políticas profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional” (ambos em 10/04, das 14h às 17h).
Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Os serviços prestados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão inseridos nas áreas de reabilitação e saúde mental, respectivamente. São profissionais imprescindíveis em casos de aplicação de terapias posturais e globais; exercícios para grupos específicos, como gestantes e idosos; prevenção a lesões e cuidados a atletas; ações de educação em saúde e promoção de hábitos saudáveis, a exemplo de prevenção à obesidade infantil e desnutrição de idosos; orientação para pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores, etc.