O Micareme era uma festa que acontecia na França, desde o Século XV, meio ao período de penitência da Igreja Católica. De origem francesa a palavra significa literalmente “meio da quaresma”. No Brasil, a introdução da Micareme como festa urbana, ocorreu primeiramente na cidade de Feira de Santana, Bahia em 1935. Não posso aqui afirmar que em Anadia o Micareme começou de tão longa data, mas quero afirmar que nas décadas de 60 e 70, a nossa cidade respirava este ar de alegria e festa popular, restrita ao Clube Arca, Associação Recreativa e Cultural Anadiense, cresci vivenciando esta alegria, dentre personagens que o tempo eternizou na memória, posso adiantar e sem cometer nenhum erro, Anadia foi precursora desta festa no nosso Estado.

Dando uma olhada na internet vi uma frase que muito me motivou a escrever algo sobre o Micareme de Anadia. “Se pudemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”, dizia Walt Disney. Confesso que sempre tive o sonho de resgatar esta festa, e em 2004 comecei a andar com esta idéia, através do bloco Minha Paixão. E ai começamos a escrever este capítulo, sempre com o pensamento e clareza de que a Micareme se tornaria a maior festa fora de época da nossa terra, uma festa do povo. Sabedor de que o tempo atenua a dor, em um misto de saudade e reverencia aos atores das edições de outrora, fica aqui registrada toda minha admiração as pessoas que deram forma e conteúdo, a algo que marca até hoje minha vida. Uma constatação me invade e motiva-me a dizer que devemos mostrar nossas glórias com simplicidade e humildade.

Em 3 e 4 de abril de 2010, o Micareme ganhou contornos de mega evento, a nossa cidade foi literalmente invadida por mais de 20 mil pessoas que se confraternizaram da forma mais tranqüila e alegre, fato inédito, que Anadia já mais viu, a festa, gerou fluxo turístico, fomentou o comércio local, distribui renda, gerou empregos temporários e espalhou alegrias. Isso me faz retornar ao passado, imaginando como seria possível transportar tanta gente, um verdadeiro mar de pessoas, relembro de anadienses que com seu trabalho no dia-dia ajudaram as pessoas indo e vindo ao nosso município. O pioneirismo de Liberalino Ribeiro, o primeiro a colocar um carro para fazer a transporte de pessoas e cargas para Maceió, somando-se a ele; Zé Torres, Dada, Benedito Oião, Generino, Benedito Preto, Antônio Damiana, Augusto, Zé da Marina, dentre outros. Lá do céu, estão todos felizes em saber que a nossa terra recebeu a todos os visitantes com muita cortesia e hospitalidade.

Aprendi desde muito cedo a dividir não somente as dores, agonias e tristezas, mas também as alegrias, e contabilizando o enorme sucesso desta VII edição do Micareme, posso aqui dividi-lo pela parceria feita com a Fundação Delmiro Gouveia, o importante apoio do Ministério do Turismo, aos patrocinadores, a minha família e amigos, ao povo da minha terra e também a uma verdadeira multidão de pessoas, que como eu, acredita que com a benção de Nossa Senhora da Piedade e de Deus é possível realizar uma festa desta magnitude, sem que absolutamente nada de mal acontecesse. Somente Alegria, Alegria, Alegria…

(*) Ex-secretário de Estado

Veja Mais

Deixe um comentário