De acordo com o presidente estadual do PSDB, Claudinor Araújo, o Partido Progressista do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Benedito de Lira, já está praticamente alinhado com o projeto tucano de reeleição do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Araújo – em entrevista à Rádio Gazeta, na manhã desta segunda-feira, dia 19 – confirmou as negociações entre os partidos e que na próxima semana a aliança deve ser sacramentada.
O PP iniciou o processo apoiando a chapa de oposição que atualmente é encabeçada pelo ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), mas se distanciou do grupo depois que Benedito de Lira sentiu que as alianças apenas favoreciam “um único candidato”. Lira não falou nomes, mas deixou nas entrelinhas que a Frente Popular de oposição deixava claro o favorecimento à reeleição do senador Renan Calheiros (PDMB), adversário direto de Benedito de Lira na disputa por uma vaga.
O desentendimento fez com que Lira – segundo ele mesmo – ficasse “equidistante no processo das composições”. Desde então, o deputado federal que busca a eleição para o Senado e a vitória do filho – Arthur Lira (PP) – para a Câmara Federal, manteve mistério quanto ao seu posicionamento. Para o parlamentar, a decisão seria tomada pela base do partido, que é composta – entre outros filiados – por 21 prefeitos do Estado de Alagoas.
A maioria destes prefeitos – segundo apurou Alagoas24Horas – concorda com o apoio ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Claudionor Araújo destacou que o apoio deve ser oficializado já na próxima semana. Porém, ressaltou que o apoio do PP não significa necessariamente a vinda do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP). “Já é certa a vinda do PP na próxima semana. Quanto ao prefeito Cícero Almeida, ele é uma das maiores lideranças do Estado. Gostaríamos muito que ele também estivesse junto neste projeto”, colocou.
Almeida salientou – em recente entrevista – que já possui seus candidatos, independente das alianças a serem firmadas. O prefeito de Maceió declarou apoio ao ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que é pré-candidato ao Governo do Estado. Para o Senado Federal, o chefe do Executivo municipal já revelou que votará em Benedito de Lira e Renan Calheiros.
Pesquisas
Claudinor Araújo também comentou sobre as recentes pesquisas eleitorais que apontam Teotonio Vilela como segundo colocado. De acordo com ele, as pesquisas são reflexo de um momento e não representam necessariamente a realidade. “Podem ser colocadas quantas pesquisas quiserem, que o governador não está nem aí. Não é o momento de discutir isto. O governador ainda não está em campanha, mas trabalhando muito pelo Estado de Alagoas”, destacou.
Segundo Araújo, no momento certo os tucanos partirão para o debate e “será a hora de mostrar quem fez mais, quem não fez, ou quem deixou de fazer”. No entanto, o presidente do PSDB em Alagoas frisou que já tem conhecimento de pesquisas que apontam Vilela como primeiro colocado. Uma das mais recentes é do Instituto Vox Populi, onde o governador aparece com 39% contra 35% de Ronaldo Lessa.
Claudionor Araújo negou que o governador do Estado esteja em campanha antecipada. Na manhã de hoje, Vilela toma café da manhã com pescadores para ouvir lideranças comunitárias dentro do projeto Ouvidoria nos Bairros, coordenado pelo próprio Araújo. “Não é campanha, mas programas sérios para ouvir as necessidades de cada comunidade. O governador sempre quis estar próximo de seu povo. É uma iniciativa que se iniciou o ano passado. Ouvir assim a população é um fato inédito”, colocou.
“Dizer que estes programas são campanha antecipada é coisa de invejosos”, frisou ainda. De acordo com o presidente tucano, Vilela “não vai fazer campanha antecipada, porque a legislação proíbe e por estar trabalhando muito no processo de reorganização do Estado”. Claudionor Araújo ressaltou a vinda de empresas e a recuperação econômica.