O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta terça-feira (20), das 8h às 17h, coleta de sangue na Praça Central de Santana do Mundaú. Para isso, uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio estão de plantão para atender aos voluntários.
A ação acontece com o intuito de estabilizar o estoque de sangue do órgão, principalmente das tipagens O, A e B negativos, além do B positivo. Isso porque, o Hemoal tem a atribuição de fornecer sangue e hemoderivados em qualidade e quantidade suficiente para as unidades públicas de saúde, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
A coleta externa acontece para facilitar o acesso dos moradores do interior do Estado à prática da doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas. Durante a coleta itinerante, os voluntários poderão tirar dúvidas com a equipe de assistência social e, antes de terem o sangue coletado pelos técnicos de enfermagem, passarão por uma triagem médica.
Para se candidatar à doação, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.