Toma posse nesta terça-feira (20), a nova diretoria do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral), responsável pela administração da Central de Abastecimento (Ceasa). A solenidade será na sede do Ideral, no bairro Santos Dumont, em Maceió, a partir das 9 horas. O novo diretor-presidente do Ideral é o advogado Geraldo Ribeiro Lima. Ele já ocupou os cargos de diretor-presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas, diretor-presidente da Empresa de Recursos Naturais do Estado de Alagoas, delegado federal do Patrimônio da União no Estado e vereador por Palmeira dos Índios.
Na ocasião, haverá a inauguração de um novo galpão dentro da Ceasa, que será usado pelos atacadistas de tomates. Com mais de 1.000 m², a unidade tem capacidade para abrigar até 200 comerciantes. Haverá também a inauguração de um auditório dentro do Ideral, que se chamará Dr. Geraldo Sampaio, em homenagem ao ex-vice-governador, falecido no dia 11 de abril. Segundo o futuro diretor-presidente Geraldo Ribeiro Lima, a Ceasa alagoana é hoje a mais moderna do país e deverá ser ampliada. “Vamos propor ao governador Teotonio Vilela Filho a compra de um terreno ao lado para fazermos a ampliação. Já recebemos a solicitação de produtores de coco aqui do Estado que querem trazer sua produção para a Ceasa”, afirmou.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, a Ceasa é fundamental para muitos agricultores familiares alagoanos, pois lá é o local onde a produção chega ao mercado. “Muitas hortaliças e outros produtos vêm da região de Arapicara, por exemplo, e chegam às feiras livres de Maceió e outros municípios, além de lanchonetes, mercearias e hospitais, após passarem pela Ceasa”, destacou o secretário. Ao todo, a Ceasa tem cerca de 500 atacadistas cadastrados e o movimento no local é mais intenso entre 23 horas e 4 horas da manhã, quando chegam os caminhões com as mercadorias. Outras informações pelo telefone (82) 3315-8463.