As ferramentas e redes sociais já fazem parte da vida de grande parte da população há algum tempo, mas como elas podem ajudar as empresas e os governos a se tornarem mais eficientes? Este foi o tema central da palestra de abertura do Alagoas Digital 2010, considerado o maior evento de tecnologia da informação no Estado, que teve início na quarta-feira (21), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, com encerramento na sexta-feira (23).
O secretário do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, representou o governador Teotonio Vilela Filho, recepcionando os convidados do Governo do Estado. Também estiveram presentes o diretor-presidente do Itec, Luiz Eugênio Barroca, o presidente da Fapeal, Tadeu Muritiba, a reitora da Uncisal, Rozangela Fernandes, além de representantes de entidades de classe e de órgãos estaduais.
A portuguesa Ana Neves fez a palestra de abertura, que teve como tema “As Ferramentas e Redes Sociais a Serviço da Gestão, das Pessoas e da Sustentabilidade”, enfocando as inúmeras conexões possíveis entre as novas tecnologias e seu papel nas organizações públicas e privadas. “Temos que dominar cada vez mais as potencialidades oferecidas pelo mundo colaborativo e tirar proveito de sua aplicação para melhorar a comunicação entre os parceiros, apostar na inovação, democratizar a informação e o conhecimento para, dessa forma, garantirmos maior participação e cidadania”, disse a consultora.
A portuguesa é sócia-gerente de uma empresa que atua na área de gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, mudança cultural e redes sociais. “Apenas as organizações preparadas para os desafios propostos pela tecnologia vão sobreviver e prosperar. Tanto no âmbito público quanto no privado é fundamental apostarmos na força da web para incluir digitalmente o maior número possível de alagoanos”, afirmou o secretário Sérgio Moreira.
Segundo ele, os esforços do Governo do Estado em promover a inclusão digital e a difusão do conhecimento pela via tecnológica contam com ações de diversas secretarias e órgãos e eventos deste porte só confirmam tal empenho. “Temos a Seplan, o Itec, a Cepal, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Fapeal, as universidades, Sebrae e a iniciativa privada, aqui representada pelo Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação, sem falar de inúmeros outros apoiadores que criam essa grande sinergia em torno do avanço tecnológico em Alagoas”, destacou.
Para o diretor-presidente do Itec, Luiz Eugênio Barroca, o sucesso da segunda edição do evento deve-se principalmente à grande repercussão do Alagoas Digital em 2009. “Os maiores nomes do Brasil e do mundo na área de Inovações Tecnológicas, Tecnologia Verde e Tecnologias para um Mundo em Movimento estão em Alagoas para discutir inúmeros assuntos que englobam essas três grandes áreas. É uma excelente oportunidade para colocar o público local em contato com o que de mais novo existe no campo da Tecnologia da Informação”, ressaltou.
O diretor-presidente lembrou ainda que, além das palestras e seminários, o evento conta com exposição e feira de produtos e serviços em TI e Comunicação, minicursos e rodadas de negócios. “A organização se preocupou em abordar os mais diferentes aspectos que compõem um encontro deste porte onde, além do conhecimento adquirido e da troca de experiências, os participantes podem apresentar seus produtos e expertises, podendo até fechar negócios”, lembrou Luiz Eugênio.
Para saber a programação completa de quinta e sexta-feira, além dos temas, horários e do perfil dos palestrantes, os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.alagoasdigital.com.br.