“Caminhada em favor da vida contra as drogas” esse é o tema de um grande manifesto programado para este domingo, 25, em Arapiraca, a partir das 15 horas, cujo trajeto por diversas ruas da cidade, será puxado por um trio elétrico e banda, culminando com uma celebração religiosa no pátio da Igreja Nossa senhora do Bom Conselho, onde haverá também depoimentos e testemunhos de pessoas que superaram o vício da droga.
“Para este evento, já estamos em plena campanha desde o início da semana em Arapiraca, utilizando carro de som e fazendo panfletagem, a fim de garantir um manifesto coroado de êxito. Estamos animados principalmente com a participação da Federação das Comunidades Terapêuticas, da sociedade e entidades de classes; sem falar no apoio fundamental do governo do Estado, que através da Secretaria da Paz (Sepaz), tem sido um grande parceiro desse nosso trabalho” disse Charles de Farias, organizador do evento e que preside a Casa de Recuperação São Miguel Arcanjo.
“Nossa entidade atua numa chácara em Girau do Ponciano, mas que a partir deste domingo, estaremos inaugurando um escritório em Arapiraca” afirmou. O secretário da Sepaz, Jardel Aderico lembra o grande sucesso do manifesto ocorrido no dia 18 de março último, no Calçadão do Comércio de Maceió, titulado de “Crack nem Pensar”, onde contou com o apoio de várias instituições de classes. “Foi depois desse manifesto, que muitos dependentes químicos ou suas famílias começaram a nos procurar na Sepaz”.
Jardel adiantou que um dos projetos para este ano, inclui a criação de uma rede de acolhimento para dependentes químicos, cuja meta inicial é atender a cerca de mil pessoas. A rede, diz; prevê envolver todas as comunidades terapêuticas, garantindo que essa ação é um projeto inovador no país. “Não devemos esquecer que mais de 85% dos homicídios ocorridos em 2009 em Alagoas foram consequência do uso de drogas ou da relação com o tráfico; sem falar dos outros delitos que tinham a droga como principal motivação”, frisou.