O deputado Alberto Sextafeira (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou na noite de quarta-feira, 28, da cerimônia da primeira formação das turmas de Bombeiro Civil em Alagoas. Com oito turmas de 40 alunos cada, os bombeiros buscam ser habilitados nos termos de uma lei que ainda não está em vigor, para que exerçam, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.
Sextafeira – que está encabeçando a regulamentação para a criação desta lei -, falou sobre a importância da regulamentação. “Toda a sociedade precisa que esse projeto seja votado com urgência porque o bombeiro civil auxilia em questões importantes atuando em muitos setores públicos e privados de uma forma preventiva”, ressaltou Sexta, que é propositor do projeto de lei. A lei já existe em vários Estados da Federação e é com esse embasamento que o líder governista está encabeçando a regulamentação para a criação de uma lei igual em Alagoas. Sextafeira foi patrono das primeiras turmas de Bombeiro Civil em Alagoas.
Segundo Marcelo Pontes, bombeiro civil formado, a criação da lei é de total importância para a classe. “A falta dessa regulamentação dificulta o acesso ao mercado de trabalho, porque as empresas não querem contratar. Precisamos dessa lei, e o Sextafeira é o parlamentar que vai nos ajudar nessa causa”, disse Marcelo.