Na tarde desta quarta-feira, 5, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), desembargador Estácio Gama assinou um convênio com representantes de universidades alagoanas ampliando o programa ‘Mesário Voluntário’, que visa divulgar e estimular a participação de universitários como membros das mesas receptoras de votos em eleições, referendos e plebiscitos.
A assinatura foi realizada durante a sessão do Pleno do TRE, com a presença da juíza Ana Florinda e de Marinuza Barreto Costa, secretária da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
A secretária explicou que quando o programa foi criado, em 2005, eram quatro as universidades parceiras: Ufal, Cesmac, Fama e Fal. Hoje, mais sete firmaram parceria, totalizando 11 instituições de ensino. “Todas as universidades do Estado, exceto a Uncisal, que só deve participar nas próximas eleições, são parceiras no programa”.
Marinuza destacou que, diante da relevância do serviço, a participação do universitário é de grande importância, também como forma de dar maior qualidade e celeridade aos trabalhos.
“O universitário também tem incentivos para ser um mesário voluntário, como o aproveitamento da carga horária dos serviços prestados a Justiça Eleitoral na parte flexível dos cursos", frisou.
Além disso, se o voluntário for servidor público terá dois dias de folga por cada dia de convocação. A participação como mesário também pode ser considerada critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto no edital.
Os interessados podem se inscrever até julho por meio do site www.tre-al.gov.br, no link “Mesário Voluntário”, pessoalmente no Fórum Eleitoral (capital) e cartórios eleitorais (demais municípios) ou na própria secretaria da instituição de ensino superior conveniada. Maiores informações: (82) 2122-7734.