GoogleGoogle

A Secretaria de Estado da Fazenda e a sociedade civil organizada tem mais um encontro marcado nesta terça (11). Trata-se de mais uma reunião do Fórum Permanente “A Sefaz e a Sociedade”, espaço dedicado à busca de soluções compartilhadas para os desafios fiscais e tributários. O Evento, que tem entrada franca, ocorrerá na Federação das Indústrias, a partir das 19h, e contará coma a presença do presidente do Fórum e secretário da Fazenda, Mauricio Toledo.

O fórum contará com a presença de técnicos da Fazenda que, desta vez, esclarecerão questões sobre: as empreiteiras e construtoras, Nota Fiscal Eletrônica e Escrituração Fiscal Digital (EFD), também conhecida como SPED Fiscal.

Kleberson Lima, responsável pelo SPED na Fazenda, será o indicado para responder sobre o programa no evento. Ele explica que são muitas as vantagens deste sistema, que visa substituir o processo manual, feito por meio de livros autenticados, por um arquivo magnético assinado com certificado digital e validade jurídica.

“No âmbito da Fazenda, a fiscalização torna-se mais ágil. Os principais benefícios são a modernização do sistema, a confiabilidade das informações – que passam por programa validador-, e a facilidade no envio de dados”, afirma Kleberson.

De acordo com Maria Lopes Milhomes, coordenadora do fórum, as pautas que foram escolhidas, foram as mais procuradas pela sociedade. “Os demais assuntos estão sendo objetos de reuniões da Equipe de Estudos do Fórum. Temos entrado em contato com as pessoas que sugeriram outros temas para que elas possam participar das reuniões, conforme cronograma estabelecido”, esclarece.

O Fórum – Criado em 2001, o Fórum “A Sefaz e a Sociedade” tem como objetivo aproximar a Fazenda estadual da sociedade civil, buscando soluções compartilhadas para os desafios fiscais e tributários. Nas reuniões, abertas ao público, são discutidos temas de interesse geral, sugeridos tanto por técnicos do órgão quanto por contribuintes e cidadãos.

Sucesso em Alagoas, ele já serviu de projeto piloto para a implantação do modelo de Gestão Participativa. Além disso, técnicos de diversos locais, como Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Pará, já estiveram no Estado com a finalidade de conhecer a experiência e adquirir conhecimentos para a criação de iniciativas como essa.

Para sugerir temas ou obter mais informações sobre o Fórum Permanente “A Sefaz e a Sociedade”, basta ligar para o telefone (82) 3315-8273 ou enviar e-mail para forum@sefaz.al.gov.br.

Veja Mais

Deixe um comentário