AssessoriaAssessoria

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) quer incentivar a doação de medula óssea. Para isso, está conscientizando possíveis doadores a realizar o procedimento em vida e sem causar nenhum prejuízo à saúde. Referência em Alagoas para o cadastro de doadores, o Hemoal realiza campanhas rotineiras para aumentar o número de alagoanos cadastrados, que corresponde atualmente a 8.131 voluntários.

Para isso, uma equipe multidisciplinar do órgão está de prontidão diariamente, visando coletar as amostras de sangue que serão examinadas e cujos resultados serão cadastrados no banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro. Para se candidatar à doação de medula óssea, visando salvar pacientes vítimas da leucemia, aplasia, mieloma múltiplo e linfoma, o voluntário deve ter boa saúde e pelo menos 18 anos de idade, segundo informações do Setor de Serviço Social do Hemoal.

Transplante – Após coletada a amostra de sangue, correspondente a 5ml, é realizado um exame de compatibilidade e caso seja encontrado um paciente com as mesmas características genéticas do doador, ele é convocado para repetir os exames e, posteriormente, é submetido ao procedimento que resultará no transplante. O procedimento é realizado por meio de uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia – realizada em aproximadamente 90 minutos – onde é aspirada à medula óssea, sem causar comprometimento à saúde do doador.

Mesmo representando um processo rápido e que não traz prejuízo à saúde do voluntário, a doação de medula óssea é comparada a uma loteria, já que encontrar um doador compatível é algo raro. Para se ter uma ideia, em cada 100 mil brasileiros somente um tem a medula óssea compatível, por isso o Redome reúne doadores de todo o País.

Somente este ano, 51 alagoanos se cadastraram para receber o transplante e apenas um conseguiu um doador compatível. Os interessados em se cadastrar no Redome podem comparecer à sede do Hemoal, localizada no bairro Trapiche, em prédio anexo ao Hospital Geral do Estado (HGE). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h ao meio dia. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3315-2109 ou do e-mail hemoal@saude.al.gov.br

Veja Mais

Deixe um comentário