A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, está mobilizando profissionais da área médica para mais uma etapa da campanha de identificação de portadores de glaucoma. A doença atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina do olho humano. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma.
Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode levar a pessoa a cegueira. Por conta disso, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto de Oftalmologia de Alagoas (Iofal), lança a campanha, que será aberta oficialmente na próxima segunda-feira (24) e se estenderá até o dia 29 deste mês.
De acordo com a programação, na segunda (24) até o dia 28 a campanha será realizada no Hospital Chama , no período das 8 às 14 horas. A campanha contra o glaucoma também será realizada no Hospital Memorial São Lucas.
A subsecretária de Saúde, Cida Bento, revelou que o Dia Mundial de Combate ao Glaucoma será na quarta-feira (26) e a Prefeitura de Arapiraca vai ofertar, a partir do dia 29, exames gratuitos de visão com o apoio do Iofal no Parque Ceci Cunha, no período das 8 às 14 horas, sendo necessário apresentar o cartão do SUS. Além disso, haverá apresentação de atrações infantis.
Os exames serão ofertados gratuitamente e terão como público-alvo as pessoas com idade a partir de 40 anos, portadores de diabetes e hipertensão, portadores de glaucoma ou com histórico familiar da doença.