O Vasco jogou mal de novo e nos minutos finais acabou derrotado por 1 a 0 pelo Guarani, nesta quinta-feira, em São Januário. Pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o meio de campo carioca continuou improdutivo e mal assustou os paulistas, que venceram com gol heroico de Roger.
O Vasco trocou de técnico, conseguiu uma virada heroica sobre o Inter antes de empatar com o Botafogo na última rodada, tudo isso fez a torcida esperar por uma nova e boa fase, o que não aconteceu. Os cariocas abusaram dos erros de passes e viram o Guarani melhor em pleno São Januário.
O time de Campinas ficou mais no setor ofensivo e poderia ter marcado com Mazola, Roger e Baiano. O último liderou o meio campo bugrino e teve espaço para jogar. Já o Vasco ficou ainda pior depois que o centroavanta Élton teve de sair por lesão, dando lugar a Dodô.
As equipes voltaram da mesma maneira para o segundo tempo. O técnico Celso Roth tentou dar mais mobilidade ao ataque com a entrada de Fumagalli, mas foi o Guarani quem quase marcou, com Aílson.
O Vasco ainda fez pressão nos instantes finais para sair com a vitória, mas era nítida a limitação carioca. As esperanças estavam depositadas em um lance habilidoso de Philippe Coutinho, que não aconteceu.
Nos instantes finais, Roger recebeu belo lançamento da esquerda, se livrou do goleiro Fernando Prass e marcou o gol da vitória. Revoltada, a torcida do Vasco entoou gritos "Segunda Divisão" ao fim da partida.
FICHA TÉCNICA
Vasco 0 x 1 Guarani
Gol
Roger, aos 48m do segundo tempo
Ponto Forte do Vasco
Philippe Coutinho, que foi o único jogador de habilidade no ataque vascaíno.
Ponto Fraco do Vasco
Meio de campo confuso, errou muitos passes e não conseguiu criar praticamente nada
Ponto Forte do Guarani
Mazola, que mostrou habilidade e bagunçou a defesa vascaína
Ponto Fraco do Guarani
Não houve. Se defendeu bem e contra-atacou com perigo, como se propôs a fazer.
Personagem do jogo
Roger, que mostrou frieza ao driblar Fernando Prass e dar a vitória no último minuto para o Guarani.
Lance polêmico
Aos 16m do segundo tempo, Mazola saiu na frente de Fernando Prass, que derrubou o atacante ao efetuar o desarme. O árbitro mandou seguir.
Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Élder Granja, Dedé, Cesinha e Ernani; Nilton, Rafael Carioca, Souza (Léo Gago) e Jefferson (Fumagalli); Phillipe Coutinho e Élton (Dodô). Técnico: Celso Roth
Esquema Tático do Guarani
4-4-2
Douglas; Da Silva, Aílson, Fabão e Márcio Careca; Renan, Maycon, Baiano (Mário Lúcio) e Preto (Moreno); Mazola e Roger. Técnico: Vagner Mancini
Cartões Amarelos
Vasco: Ernani e Nilton
Guarani: Marcio Careca, Mazola e Da Silva
Árbitro
André Luiz de Freitas Castro (GO)
Local
Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)