Antônio Rocha Melo, o "Toinho", preso como suspeito de envolvimento numa quadrilha acusada de roubo e receptação de motocicletas, desarticulada numa operação da Polícia Civil na região de Arapiraca, esta semana, é acusado também de participação no assassinato de um líder sem terra de Jacaré dos Homens, no Sertão do Estado.
O sem terra José Fernando dos Santos foi executado a tiros no dia 14 de agosto do ano passado, quando estava no acampamento Poço de Peças do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), naquele município.
Numa operação coordenada pelo delegado Regional de Batalha, Rodrigo Rocha Cavalcante, foram presos, em setembro de 2009, os trabalhadores rurais Eronildes Alves da Silva e Dimas Rodrigues Gregório, integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) também do acampamento Poço de Pedras, que confessaram envolvimento no crime.
Dimas Rodrigues é o líder do movimento local e é apontado por Eronildo como autor intelectual (mandante) do crime. Eronildo confessou ter praticado o homicídio, juntamente com outro acampado, identificado como Damião, que se encontra foragido. Antônio teria envolvimento no crime, conforme apurou a Polícia.
As prisões de Arapiraca foram realizadas pela Operação Sufoco. Foram presos, além de Antônio José Rocha, “Toinho” , o baiano Joacir Pereira de Melo; José Sebastião da Silva, o “Deda”, e José Wanderley da Silva, o “Lico”, e Adriano Silva dos Santos. Duas motos roubadas foram apreendidas.