A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) através do presidente, prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa quer a parceria dos médicos na discussão sobre o financiamento da saúde para os municípios. Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Barbosa apresentou as atuais dificuldades de manutenção e a “ginástica” financeira que os prefeitos estão fazendo para atender a demanda da população.
“Se os recursos repassados não forem reajustados, os municípios vão entrar em colapso”, disse o presidente. Ele mostrou aos médicos a pressão que está sendo feita em Brasília para que os parlamentares aprovem a Emenda 29, que disciplina e garante mais recursos para o setor. “Hoje, a maioria dos municípios está aplicando muito mais do que determina a Constituição. Em algumas cidades esse percentual chega a 26%”, informou.
O presidente da AMA reconhece como justa a reivindicação de aumento salarial proposta pelo Sindicato,mas descartou a possibilidade imediata de reajuste, se os governos – estadual e federal – não rediscutirem os atuais valores repassados. Mesmo assim, abriu o canal de negociação por entender a importância do assunto. Uma comissão de prefeitos médicos será a responsável pelo encaminhamento das próximas reuniões.