O governador Teotonio Vilela, o vice-governador José Wanderley Neto e o secretário especial de Promoção da Paz (Sepaz), Jardel Aderico, vão apresentar nesta sexta-feira (18), um amplo conjunto de ações integradas para a cultura de paz que trará a Maceió o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, e a secretaria-adjunta, Paulina do Carmo Arruda Duarte.
O evento acontece a partir das 9h30, no Teatro Gustavo Leite, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e contará com a participação da sociedade civil organizada, como prefeitos, secretários, representantes das comunidades acolhedoras, internos e familiares, além de entidades parceiras na luta pelo combate às drogas, como o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, diretores de escolas, conselheiros tutelares, entre outros convidados.
Recentemente, o governo de Alagoas liberou um aporte de R$ 2,9 milhões para melhoria dos serviços, estrutura física e capacitação das comunidades terapêuticas, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). O projeto vai até dezembro e possibilita a ampliação das vagas oferecidas por essas comunidades que, de imediato, ofertarão 625 vagas.
“A apresentação do plano em Alagoas foi decisão da própria Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, por entender que o Estado tem avançado no processo de integração de ações, levando-se em consideração os anos anteriores”, destaca Jardel Aderico.
O secretário acrescenta ainda como fundamental para o avanço nesse processo de políticas públicas no setor, a criação, em 2009, da Sepaz, que tem a missão de articular com instituições públicas e privadas, sociedade organizada e movimentos sociais, ações, programas e parcerias com o objetivo de construir e estimular a cultura de paz no Estado.
“A realização do primeiro fórum sobre drogas em 2009 foi um divisor de águas para a tomada de decisões que realinhou a atuação dos diversos setores do governo e da sociedade civil organizada quanto às questões das drogas”, recorda o secretário.
Plano – Entre as várias ações que serão apresentadas nesta sexta-feira à sociedade, estão a ampliação do número de leitos para tratamento de crack; ampliação da rede de assistência social voltada ao acompanhamento familiar e à inclusão de crianças, adolescentes e jovens usuários de crack e outras drogas em programas de reinserção e a ação permanente de comunicação em âmbito nacional sobre o crack e outras drogas, envolvendo profissionais e veículos de comunicação.
No total, 17 pontos que integram o plano das ações integradas para a cultura da paz.