O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta segunda-feira, 21, durante o programa Café da Manhã com o Presidente, a situação dos estados de Alagoas e Pernambuco atingidos pelas enchentes neste final de semana. Segundo o presidente, o Governo Federal não medirá esforços para garantir a reconstrução das cidades devastadas.
Lula disse que o enviou dos ministros Márcio Fortes (Cidades), João Santana (Integração Nacional), e Paulo Sérgio Passos (Transportes) a Alagoas representou o primeiro contato com os estados atingidos. “Enviamos os ministros para que, junto aos dois governadores de Alagoas e Pernambuco, possamos saber o que fazer. Os gestores virão à Brasília para providenciarmos a Medida Provisória e viabilizar os recursos necessários e evitar um mal ainda maior”, disse o presidente.
Lula lamentou o número de mortos e desaparecidos e comentou a situação lastimável de centenas de desabrigados que tiveram suas casas destruídas. O presidente está em contato com a Força Aérea Brasileira para viabilizar o envio de mais helicópteros para auxiliar no trabalho da força-tarefa criada para resgatar vítimas e remanejar desabrigados para locais seguros.
“Agora vamos esperar a água baixar para limpar as cidades, recuperar as pontes destruídas pela força das águas e reconstruir as cidades. Tenho certeza que daremos conta de mais essa tarefa. É preciso agora tocar a vida, reconstruir tudo que foi destruído”, conclui.