Rio – Muito se fala dos benefícios que a beterraba pode trazer para nós, seres humanos. E a nova descoberta dos pesquisadores publicada neste mês no jornal da Associação Americana do Coração é que o suco de beterraba pode ajudar a diminuir os riscos de problemas cardíacos.
De acordo com os pesquisadores, o suco da raiz contém nitrato de química, que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
Segundo a pesquisa, os pacientes que tomaram um copo de suco de beterraba tiveram suas pressões arteriais bastante reduzidas em medições feitas 24 horas depois.
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa William Harvey, da Universidade Rainha Mary em Londres, compararam pessoas que consumiram 250 ml do suco com aquelas que tomaram comprimidos de nitrato. Segundo eles, os dois métodos foram igualmente eficazes na redução da pressão arterial.
A conclusão do grupo foi de que os nitratos presentes na beterraba são a razão dos seus benefícios. Eles produzem um gás conhecido como óxido nítrico no sangue, que alarga os vasos sanguíneos e as artérias e reduz a pressão arterial.
Amrita Ahluwalia, Professor de Biologia Vascular do Instituto disse: "Nós mostramos que a beterraba e as drogas a base de nitrato são igualmente eficazes na redução da pressão arterial. Descobrimos também que apenas uma quantidade de suco é necessária – apenas 250ml – para se ter esse efeito, e que quanto maior era a pressão arterial no início do estudo, maior foi a queda causada pelo nitrato".
"Nosso estudo anterior, há dois anos descobriu que beber suco de beterraba reduzia a pressão arterial, agora sabemos como funciona", disse o professor.
Cientistas também já mostraram que o suco de beterraba auxilia no aumento da resistência.
No entanto, é bom não exagerar no consumo. Em meio a tantos benefícios, os cientistas alertam que beber muito suco de beterraba pode fazer com que pessoa fique com a urina roxa.
odia.com.br