A gerente substituta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió, Edileide Sales e técnicos do órgão visitaram hoje, 9, os municípios de Murici, Branquinha, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage e União dos Palmares. Todos eles afetados pelas enchentes no estado de Alagoas. O objetivo é analisar a situação para implantar ações previdenciárias, principalmente para aqueles que perderam os documentos e têm dificuldade de comprovar o vínculo com a Previdência para recebimento ou requerimento de benefícios.

No dia 12, segunda-feira, os servidores vão dar continuidade aos trabalhos percorrendo as demais cidades atingidas pelas enchentes no estado. Em Alagoas, 15 municípios estão em estado de calamidade pública, são eles: Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Jacuípe, Joaquim Gomes, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, Satuba, União dos Palmares e Viçosa.

O Ministério da Previdência Social já adotou algumas medidas para ajudar os segurados, vítimas das enchentes. O INSS vai pagar aos beneficiários das cidades atingidas, a título de adiantamento, o equivalente a uma parcela mensal do benefício. Esse valor será devolvido em 24 parcelas mensais, sem juros e correção monetária. Esse valor estará disponível a partir do dia 15 de julho, na agência bancária do segurado.

Outra medida é a antecipação do pagamento dos segurados vítimas das enchentes para o primeiro dia. Nesse caso, eles irão receber os valores deste mês no próximo dia 26.

Dentre os municípios afetados em estado de calamidade no estado, quatro possuem agências previdenciárias em funcionamento, são eles: Viçosa, Murici, Rio Largo e União dos Palmares. Entretanto nenhuma unidade sofreu problemas estruturais com as enchentes, por isso os serviços previdenciários nessas localidades estão ocorrendo normalmente.

Os moradores dos demais municípios são atendidos nas agências mais próximas ou de mais fácil acesso. Os de Branquinha, Santana do Mundaú e São José da Lage são atendidos na agência União dos Palmares. Os de Cajueiro e Capela, na unidade Rio Largo. Os de Paulo Jacinto e Quebrangulo, na agência Palmeira dos Índios. Os de Satuba e Joaquim Gomes, em Maceió, na APS Monte Máquinas. E os de Atalaia, também na capital alagoana, na unidade Monte Máquinas.

Veja Mais

Deixe um comentário