A Eletrobras Distribuição Alagoas já restabeleceu a energia nas áreas urbanas dos dez municípios que tiveram o fornecimento suspenso por conta das enchentes ocorridas a partir do último dia 18. No que diz respeito às áreas rurais, o trabalho ainda continua, com muito esforço, para levar energia a comunidades mais distantes. Os técnicos da distribuidora já conseguiram finalizar os serviços nas zonas rurais de Murici e Rio Largo.

Já parte das áreas rurais de União dos Palmares, Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú, Jacuípe, Quebrangulo e Paulo Jacinto ainda está sem energia. O principal problema para restabelecer o sistema é a falta de acesso as comunidades. Em algumas situações, os técnicos só conseguiram chegar a cavalo, com a ajuda dos moradores. “Algumas localidades estão em fase de reconstrução das estradas e outras temos de levar os postes através de tração animal e fazer a implantação manualmente, pois o guincho não tem condições de acesso”, informou o assistente da diretoria de Operação, engenheiro Fernando Amaral.

Ele disse ainda, que os serviços estão sendo realizados aos poucos, à medida que os empregados da distribuidora vão tendo condições de entrar nas comunidades e nas áreas por onde passam as linhas de transmissão. Atualmente, o município de União dos Palmares é onde tem mais área rural sem energia. Do total de consumidores, 20% ainda precisam de energia. A Eletrobras Distribuição Alagoas está fazendo a avaliação de cada área, para verificar como está a situação da rede elétrica. Em muitas localidades, a enxurrada levou postes, condutores e muitas estruturas de transmissão, o que torna o trabalho de recuperação ainda mais lento.

Veja Mais

Deixe um comentário