Vacina pneumocócica é distribuída na rede pública

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maceió, está disponibilizando nas unidades de saúde da capital a vacina pneumocócica 10-valente conjugada, que previne otite média, pneumonia e meningite bacterianas. Desde março deste ano, o Ministério da Saúde (MS) incorporou a vacina ao calendário básico de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina é indicada para crianças de dois meses a dois anos. Deve ser ministrada em três doses (aos dois, aos quatro e aos seis meses) e um reforço aos 12 meses, conforme preconiza o MS. As crianças que iniciaram uma vacinação com uma vacina pneumocócica 7-valente (conjugada), em clínicas particulares, poderão completar o esquema com uma pneumocócica 10-valente, gratuitamente, na rede pública.

Antes da implantação da vacina na rede municipal de saúde, o PNI realizou capacitações com profissionais das unidades de saúde de Maceió, que foram concluídas no final de julho.

O Programa Nacional de Imunização oferecerá 13 milhões de doses a 3,2 milhões de bebês. O município de Maceió recebeu 4.750 doses da vacina para iniciar a imunização. Nas clínicas particulares, que já dispõem da vacina, o custo total é de cerca de R$ 500. A partir de agora, a vacina será ministrada gratuitamente em todas as unidades de saúde.

Estima-se que, com a vacinação em massa nessa faixa etária, possam ser evitadas, em média, 1.500 mortes de crianças por ano. No Brasil, o pneumococo causa cerca de 1.500 casos de meningite, 20 mil hospitalizações por pneumonia e 3 milhões de otite média aguda por ano.

Fonte: Asssessoria/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário