O Centro Universitário Cesmac deve receber mais de 7 mil candidatos no próximo Vestibular 2010.1 cujas provas serão realizadas no domingo (12) – um número 6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. No total, o processo seletivo da instituição de ensino superior dispõe de 2,4 mil vagas distribuídas em 26 cursos de graduação.
O Vestibular 2011.1 do Cesmac traz como novidade o lançamento do curso de Serviço Social que já desponta com uma concorrência de quase dois candidatos por uma vaga, o que corresponde a cerca de 100 inscritos.
As provas do processo seletivo serão iniciadas a partir das 8h15. Entretanto, a direção do Cesmac recomenda aos feras que cheguem uma hora antes ao local de aplicação das provas, em função do intenso tráfego que ocorre nas vias de acesso no dia do vestibular. Os candidatos devem estar munidos do cartão de inscrição e carteira de identidade original. Os portões dos prédios onde serão realizadas as avaliações fecham pontualmente às 8h.
O vestibular do Cesmac tem duração de 4 horas. O candidato terá de escrever uma redação de caráter eliminatório e responder a 65 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, envolvendo o conteúdo de disciplinas como geografia, matemática, língua estrangeira, história do Brasil e de Alagoas, por exemplo. Quem faz a correção das provas é uma comissão formada pelos professores do Cesmac. Os resultados serão divulgados a partir das 16h da segunda-feira (dia 14).
Os feras do Cesmac não poderão fazer as provas usando bonés, chapéus, tocas, óculos escuros, celulares, aparelhos eletrônicos, calculares, bips, bolsa e etc… Só é permitido o uso de canetas nas cores pretas e azuis. Para segurança dos candidatos, serão utilizados detectores de metais nos locais de realização das provas, bem como identificadores de digitais.
O curso mais concorrido nesta edição do vestibular Cesmac é o de Engenharia Civil (vespertino), que conta com 6,38 candidatos por vaga. O segundo curso mais disputado é o de Enfermagem que detém 5,07 concorrentes por vaga. Por outro lado, o curso que concentrou o maior número de inscritos foi o de Direito para o período noturno, com mais de 545 candidatos – o número de concorrentes por vaga é de 4,54 (ver tabela com número de concorrentes).
Este ano houve um aumento na procura pelos cursos de Odontologia, com 3,13 concorrentes por vaga e no de Enfermagem no campus de Palmeira dos Índios que detém concorrência de 3,08 por vaga.