Obras de Rosalvo Ribeiro voltam em grande estilo, ao acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), numa reexposição das 22 peças realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), nesta terça feira, dia 21 de dezembro, às 19hs, no MUPA.
As obras fazem parte do acervo MUPA e foram trabalhadas no ateliê de restauro criado pela Secult com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, num trabalho desenvolvido desde outubro deste ano e que agora serão novamente colocadas em exposição no Museu.
“Depois do trabalho minucioso e dedicado dos técnicos em restauração as pinturas em tela de Rosalvo Ribeiro retornam a compor o patrimônio artístico e cultural do Estado com aspecto renovado.”, ressalta o Secretário, Osvado Viégas.
Segundo a coordenadora do projeto de Restauro das pinturas em tela de Rosalvo Ribeiro, Ana Claudia Magalhães, para a realização deste trabalho, o Projeto contou com oito profissionais; um restaurador, sendo seis auxiliares e dois estagiários estudantes de arquitetura. “Esta experiência inédita foi muito importante no âmbito do restauro, o resultado deste trabalho é gratificante.”, afirma Ana Cláudia.
A Secult, através da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES) contratou do restaurador pernambucano Mário Swenson que há 22 dois anos contribui para a preservação da arte. Antes de utilizar os produtos, as telas passaram por uma criteriosa avaliação do profissional. "Cada tela tem sua própria personalidade", diz Mário.
Segundo o diretor do Mupa, Fernando Lôbo, as obras desse acervo são datadas do final do século XIX – início do século XX – e parte delas foram feitas em Paris, como a tela "Avançar" de 1894. “As peças foram doadas ao Governo do Estado pelo pintor e pela família e ficam expostas nas dependências do Museu." afirma Fernando.
Na ocasião, a Secult promoverá palestra sobre o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, proferida pelo historiador e historiador de Arte, Romeu de Mello Loureiro, autor do livro-álbum "Redescobrindo Rosalvo Ribeiro". A palestra será análise do pintor e de sua obra, que é referência nas artes visuais, com o intuito de trazer mais informações sobre o trabalho deste artista, que ainda são pouco difundidas.