Defesa Social lança campanha contra a prática de beber e dirigir

BBCEstudiosos afirmam que resultados não significam uma licença para beber

Estudiosos afirmam que resultados não significam uma licença para beber

Para conscientizar a população alagoana sobre a prática ilícita de beber e dirigir, a Secretaria de Estado da Defesa Social lança, no próximo domingo (26), a Campanha Estadual sobre Beber e Dirigir.

Uma equipe formada por profissionais pela Defesa Social, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagens e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito vai abordar motoristas a partir das 8h30, no Trevo do Polo Cloroquímico, via de acesso ao litoral Sul, numa blitz educativa.

Serão distribuídos folhetos informativos e adesivos, e os condutores responderão a um rápido questionário que tem o objetivo de levantar dados e saber a opinião dos motoristas sobre a importância da iniciativa.

Quem alia bebida alcoólica e direção deve ficar atento, pois há punição para essa prática. Dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima, prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.

A multa é no valor de R$ 957,70 e são registrados sete pontos na carteira nacional de habilitação do condutor, que também tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses. O veículo ficará retido até a apresentação de um motorista habilitado no local. No caso de envolvimento de uma pessoa alcoolizada em acidente de trânsito, o condutor também poderá ser preso.

O comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran), coronel Wellington Santos, disse que a lei precisa ser cumprida, ou ela pode ser banalizada. “Existem verdadeiros homicídios no trânsito, provocados pela bebida, e os responsáveis precisam cumprir pena por isso”, declarou.

Keginaldo Paiva, coordenador da Campanha e psicólogo da Defesa Social, explica que essa iniciativa pretende fazer um trabalho educativo, conscientizando motoristas que beber e dirigir traz riscos, às vezes até irreparáveis.

A Campanha, que coincide com o período de festas de fim de ano e início de férias escolares, também será divulgada em hospitais e supermercados na capital, e através de outbus, outdoors e faixas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário