Último ensaio para posse de Dilma foi realizado neste domingo

Correio Braziliense

No próximo sábado (1º), cerca de 20 mil pessoas devem acompanhar a cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff. A equipe responsável pelo planejamento do evento realizou neste domingo (26/12) a última simulação da cerimônia. O ensaio começou às 14h30 e terminou às 17h30, horário programado para o dia da posse. Homens e mulheres das Forças Armadas e policiais participaram do treinamento, no qual todo o percurso que Dilma fará em 1º de janeiro foi simulado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descerá a rampa do Palácio do Planalto pela última vez, ao se despedir do cargo, ao som do "Tema da Vitória", música tradicionalmente associada às vitórias brasileiras na Fórmula 1. A escolha foi feita pessoalmente pelo 1º tenente Almeida Machado regente da banda dos Dragões. Ao ser perguntado se essa seria mesmo a música do presidente, o tenente respondeu com outra pergunta: "E tem música mais apropriada?".

O carro presidencial será acompanhado por batedores motorizados e agentes da Polícia Federal. De acordo com o chefe do cerimonial, embaixador George Prata, foram ensaiadas duas chegadas ao Congresso Nacional, onde ocorrerá o juramento à Constituição. Caso o tempo esteja ensolarado, Dilma entrará com o carro aberto e subirá pela rampa principal, no entanto, se houver chuva, ela entrará com o carro fechado pela chapelaria.

Após o Congresso, Dilma seguirá para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial e discursar. “Tudo isso vai variar de acordo com o tempo. Ensaiamos as duas versões. Caso chova, ela não subirá pela rampa do Palácio do Planalto e fará o discurso dentro do palácio. A presidenta também adiantou que prefere ir sozinha no carro presidencial”, afirmou o embaixador.

A diretora da secretaria de Relações Públicas do Senado, Juliana Rebelo, fez novamente o papel da presidente eleita, e simulou a revista da tropa no Congresso Nacional se passando por Dilma durante ensaio para o dia da posse.

Também foi testada a salva de tiros de canhão. Apenas quatro, um por canhão, em vez dos 21 previstos para o dia da posse, mas foi o suficiente para assustar as pessoas que observavam a movimentação na Esplanada dos Ministérios.

Mesmo enfrentando um sol de mais de 30 graus no início do ensaio e uma chuva fina, no fim desta tarde, mais de 100 turistas acompanham a cerimônia. A última simulação para a posse foi feita no última dia 19. Na ocasião, a diretora da secretaria de Relações Públicas do Senado, Juliana Rebelo, foi escolhida na hora para fazer o papel da presidente eleita.

Até este domingo 30 autoridades internacionais, sendo 12 chefes de estado, estavam confirmados para a cerimônia, que deve terminar às 21h.

*Com agências e informações de Edson Luiz

Veja Mais

Deixe um comentário