A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está substituindo a rede de distribuição de água da avenida Fernandes Lima para melhorar o abastecimento de água do Farol, Pitanguinha, Gruta de Lourdes e adjacências. A tubulação antiga, de cimento amianto e ferro, com diâmetros de 150mm e 200mm, está sendo trocada por tubos de PVC azul, um material mais resistente, com diâmetro de 300mm.
A rede que está sendo substituída tem uma extensão de 4.000 metros e fica situada entre a praça do Centenário, no Farol, e o Hiper Bompreço, na Gruta de Lourdes. O diâmetro da tubulação antiga já não suportava a pressão da água. Além disso, a corrosão contribuía para o aparecimento de vazamentos que causavam desabastecimento constante na região.
Até o final deste mês deverá ser concluída a primeira parte da obra, ou seja, o trecho entre o quartel do Exército e o Hiper Bompreço. A segunda parte, que começa em seguida – praça do Centenário ao quartel – deverá ficar pronta até abril próximo.
De acordo com o presidente da Casal, Jessé Motta, a substituição de redes antigas é uma das mais importantes ações da Companhia. "A empresa identifica, através de estudos, os trechos de rede que estão mais comprometidos, a fim de que seja feita a troca, como acontece na avenida Fernandes Lima", esclareceu. Esse trabalho, segundo ele, vai continuar.