AMA apoia ações da agricultura familiar

Ascom AMAAscom AMA

Importante para o avanço econômico do município, a agricultura familiar e seus programas de comercialização estão sendo discutidas entre produtores, técnicos, lideranças do segmento e gestores públicos. O Encontro de Comercialização na Agricultura Familiar foi iniciado esta manhã no Palácio do Governo.

“Além de gerar emprego e renda, o pequeno agricultor também auxilia no desenvolvimento municipal, afinal, gera receita interna. É preciso incentivar essa produção”, afirmou o vice-presidente da AMA, Palmery Neto.
Segundo o Secretário Estadual de Agricultura, mais de 70% dos alimentos consumidos, no Estado e no Brasil, advém da agricultura familiar. “Um dos pilares para melhorarmos ainda mais essa comercialização é o município, através, por exemplo, da alimentação escolar. Neste caso as prefeituras elaboram chamadas públicas, por meio das quais os interessados apresentam seus projetos de venda”, afirmou.

A Lei Federal nº 11.947/2009 determina que pelo menos 30% dos recursos repassados para compra da merenda escolar devem ser aplicados na aquisição de produtos dos agricultores familiares do próprio município ou região.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) ressalta a importância de eventos como esse para a geração de emprego e renda, apoiando os mais de 125 mil agricultores do estado. A entidade também organiza uma reunião com os prefeitos, representantes do Estado e agricultura para tratar do assunto. “É importante esclarecer toda e qualquer dúvida das prefeituras”, afirmou Palmery.

Além da AMA, estiveram presentes na abertura do evento o governador Teotonio Vilela, o Secretário Estadual de Agricultura Jorge Dantas, o Secretário do Estado da Fazenda Maurício Toledo, representantes do Sebrae, MDS, MDA, CONAB e Federação dos trabalhadores Agrários (Fetag).
Durante toda a tarde mesas temáticas irão debater políticas públicas de acesso a mercados e instrumentos para comercialização dos produtos da agricultura familiar

Fonte: Ascom AMA

Veja Mais

Deixe um comentário