PF cumpre mandados contra fraudadores da Previdência

Luis Vilar/Alagoas24horasDelegado federal Gustavo Gatto

Delegado federal Gustavo Gatto

Agentes da Polícia Federal em Alagoas cumpriram na manhã desta terça-feira, dia 6, três mandados de busca e apreensão na cidade de Arapiraca, a 120 quilômetros da capital alagoana. A operação foi coordenada pelo delegado federal Gustavo Gatto.

Em nota oficial à imprensa, a PF informou que os mandados, expedidos pela 8ª Vara Federal, foram cumpridos na zona rural do município. Não houve prisões.

Os mandados foram expedidos após serem pedidos nos autos do inquérito policial 707/2008, o qual investiga a fraude em concessão de benefícios previdenciários de aposentadoria rural (ART. 171, § 3.º do CP – estelionato previdenciário).

Os mandados cumpridos hoje se deram em desdobramento à Operação Denário, deflagrada em 2009. O inquérito ouviu 120 pessoas e 23 foram indiciadas à época.

Ainda segundo a assessoria da PF, as apreensões de hoje são decorrentes do depoimento de uma acusada, que apontou outras três pessoas supostamente envolvidas no esquema, que visava à concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.

Denário

A operação Denário foi deflagrada em 2008, após quase um ano de investigação. A fraude foi descoberta a partir do cruzamento de dados entre as unidades do INSS, que é realizada sistematicamente pela gerência. Entre os presos durante a operação estavam o presidente de um dos sindicatos de trabalhadores rurais de Palmeira dos Índios, uma médica psiquiatra, além de despachantes previdenciários.

Os acusados responderão aos crimes de formação de quadrilha, estelionato e uso de documentos falsos. Os crimes preveem pena de 13 anos de reclusão. Foram remetidos à Justiça 16 volumes quem compõem o inquérito.

Veja Mais

Deixe um comentário