No período de 24 a 26 de outubro, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promoverão uma feira de cursos profissionalizantes voltada para alunos da rede pública estadual, que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou matriculados na terceira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O evento ocorrerá paralelamente nas unidades do Senai no Poço (na Rua Pedro Américo) e no Tabuleiro (Polo Multissetorial Governador Luis Cavalcante) no horário das 8h às 21h. A iniciativa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes, trabalhadores e desempregados.
Os cursos serão ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado pelo governo federal através do Ministério da Educação. Em Alagoas, inicialmente, serão ofertadas cinco mil vagas gratuitas para alunos na rede pública estadual e coube à SEE selecionar os cursos oferecidos pelo Senai, Senac, Ufal (por meio da Escola Técnica de Artes) e Ifal – instituições com tradição em qualificação profissional.
Uma das principais instituições parceiras é o Senai e, neste primeiro momento em Alagoas, oferecerá mais de duas mil vagas em cursos voltados para a qualificação profissional industrial. Serão beneficiados alunos de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Cururipe, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema com a oferta de cursos em áreas como: construção civil; metalmecâncica; alimentos; têxtil e vestuário; informática; gestão; artes gráficas; automotiva; eletricidade; refrigeração; plástica; madeira e mobiliário.
“A iniciativa prioriza os estudantes para que os mesmos obtenham qualificação que possibilite maior inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos da Educação Básica. Estamos no período de divulgação para que os alunos tenham um maior conhecimento a respeito dos cursos oferecidos e possam escolher a capacitação que mais se identificam”, explica o diretor regional do Senai, Marben Loureiro.
Neste primeiro momento, serão ofertados cursos de formação inicial e continuada (FIC) com carga horária de 160 a 300 horas. Em 2012, a oferta de cursos profissionalizantes será ampliada, com a disponibilização de cursos de nível técnico, com carga horária mínima de 800 horas e estágio com duração equivalente a 20% da quantidade de horas do curso.
Mesmo após a feira, a SEE manterá as inscrições para os cursos profissionalizantes até o dia 4 de novembro nas próprias escolas.