Os médicos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) do município de Anadia decidiram retornar ao trabalho na próxima segunda feira (31) e, com isso, encerram a paralisação deflagrada há quase um mês. A decisão foi tomada após reunião entre o prefeito José Augusto (PPS), o Sindicato da categoria e os médicos do PSF.
A pauta da reunião foi o cumprimento da carga horária de 40hs, exigida pelo Ministério Púbico Federal, as condições de trabalho para os profissionais e o piso salarial da categoria. Com isso, Anadia passa a ser o primeiro município de Alagoas a encerra com a greve dos médicos do PSF.
“Tivemos uma reunião muito proveitosa e o prefeito de Anadia se mostrou um gestor comprometido e empenhado na solução para o retorno dos médicos do PSF”, destaca Edilma Barbosa, da diretoria executiva do Sindicato dos Médicos de Alagoas. Segundo ela, apesar de assumir a prefeitura há pouco tempo e apresentando as dificuldades do município, o prefeito José Augusto foi sensato com as reivindicações e chegou ao consenso com a categoria.
O prefeito de Anadia José Augusto (PPS) destacou o entendimento na negociação entre a secretaria municipal de saúde, o Sindicato dos Médicos e os profissionais do PSF, o que possibilitou o encerramento da greve. “Foi um ganho para a categoria, para a administração e para a população de Anadia”, reconhece o prefeito. Segundo ele, a população precisa ser assistida com uma saúde de qualidade e mais acessível.
Durante o encontro o prefeito decidiu que vai disponibilizar transporte, alimentação e casa de apoio para os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF).