Quem nunca teve uma história ‘afetiva’ ligada ao carro da família? Quem nunca sonhou em ter o primeiro carro? Quem nunca teve um carro dos sonhos? É verdade que há tempos as respostas para estes questionamentos eram mais simples e não consideravam questões práticas do dia-a-dia como poluição, trânsito caótico ou a falta de educação no trânsito. Questões práticas à parte, uma turma pra lá de saudosista decidiu se reunir na capital alagoana e celebrar a originalidade e o passado dos seus veículos.
O evento, organizado pelo Clube do Fusca de Alagoas, angariou adeptos e se transformou no IV Encontro de Fuscas de carros antigos. O encontro, que reúne 150 veículos ‘clássicos’ de várias cidades do Nordeste acontece na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara, durante este sábado, dia 12. Os demais encontros aconteceram no Rio Grande do Norte (RN), João Pessoa (PB) e Igarassu (PE).
No local é possível ouvir histórias de muita afetividade entre os proprietários e seus veículos, todos em perfeito estado de conservação. Entre os carros mais assediados, um Ford 1929, Mercury, Corcel, Dodge, além – claro – dos tradicionalíssimos fuscas. O carro, construído pelos alemães na época da II Guerra Mundial, faz parte da história da maioria dos brasileiros e possui fãs fervorosos.
“Há carros aqui da época que meu pai me colocava no colo para dirigir, é uma volta no tempo”, explicou um dos visitantes. Colecionadores da cidade de Petrolina ainda estão sendo aguardados no evento.